Filosofos Contratualistas
Monografias: Filosofos Contratualistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thayanebazil • 13/4/2013 • 343 Palavras (2 Páginas) • 802 Visualizações
Maquiavel: Segundo ele o poder político tem como função regular as lutas e tensões entre as classes sócias, que são basicamente duas; os poderosos e o povo. Para ele o objetivo da política é a manutenção do poder.
Hobbes: Para ele a única solução para sair desse estado de guerra seria a criação artificial da sociedade política administrada pelo estado. O contrato social estabelecido tem como objetivo acabar com o Estado de guerra e preservar a vida, por isso ele é artificial.
Locke: Para resolver os problemas causados pela falta de normas e leis é que foi preciso criar o Estado, cuja função seria garantir a segurança dos indivíduos e seus direitos naturais tais como: vida, liberdade e propriedade.
Montesquieu: Ele propôs a divisão do poder político em três poderes: Executivo, executa as leis e normas concernentes a administração pública; Legislativo, responsável pela elaboração e aprovação das leis; e Judiciário, responsável pela aplicação dos leis.
Rousseau: Defende que o único princípio legítimo do poder político é o Contrato Social, onde cada cidadão, como membro da sociedade , concordar em submeter sua vontade particular a vontade geral.
Hegel: O ser humano é um ser social, o indivíduo isolado é uma abstração, o indivíduo humano só encontra seu sentido no Estado. É o estado que é o fundador da sociedade civil e não os homens que criam o Estado.
Karl Marx: O surgimento do Estado aconteceu quando o desenvolvimento econômico possibilitou o aparecimento das desigualdade de classes aumentando assim os conflitos entre explorados e exploradores. O Estado nasce da desigualdade para manter a desigualdade.
Jean Bodin: Para ele a forma perfeita de governo é a monarquia, em que o poder absoluto se concentrava nas mãos de um só príncipe. O Estado deveria ser governado por um só rei.
...