Gabriel Garcia Marquis
Tese: Gabriel Garcia Marquis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bret • 28/5/2014 • Tese • 587 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
1°-vida: Gabriel García Marques (1927-2014) nasceu no dia 6 de março, na cidade de Aracataca na Colômbia. Filho de Gabriel Elígio García e Luisa Santiaga Márquez. O casal teve onze filhos. Gabriel foi criado com os avós, em Aracataca, enquanto a família vivia na cidade de Barranquilla. Estudou no Liceu Nacional de Zipaquirá em Barranquilla. Estudou Direito e Ciência Políticas na Universidade Nacional da Colômbia, em Bogotá, mas não concluiu o curso. Casado com Mercedes Barcha, teve dois filhos, Rodrigo e Gonzalo.
Iniciou sua carreira literária, no final da década de quarenta, com a publicação de contos, onde retrata um mundo fantástico que caracteriza toda sua obra. Em 1949 ingressou no jornal El Universal, trabalhou também no El Heraldo e no El Espectador. Em 1955, influenciado pelo professor de literatura, Calderón Hermida, escreveu seu primeiro romance "O Enterro do Diabo".
Em 1959 vai para Europa como correspondente internacional e em 1961 vai para Nova York, também como correspondente. Suas críticas aos exilados cubanos e sua amizade com Fidel Castro fizeram ser perseguido pela CIA. Em 1962 ganhou o Prêmio Esso de Romance, na Colõmbia, com o romance "O Veneno da Madrugada".
Publicou, em 1967, "Cem Anos de Solidão", considerado um marco da literatura latino-americana. O livro é uma saga que narra a história da família Buendia, na cidade fictícia de Macondo: um universo mágico habitado por desejos, sonhos e paixões, descrito com insuperável talento poético. Entre seus romances e contos escreveu "Relato de um Náufrago" em 1955 e "O Amor nos Tempos do Cólera" em 1985. Foi o primeiro colombiano a recebeu o Nobel da Literatura em 1982, pelo conjunto de sua obra. Recebeu o Prêmio Esso de novela por "Má Hora", e em 1971 o Doutor Honoris Causa da Universidade Colúmbia, em Nova Iorque. Recebeu a Medalha da Legião Francesa em Paris, em 1981.
Em 2002, depois de ser diagnosticado com um câncer linfático, escreveu sua autobiografia "Viver para Contar".
2°- obras: algumas de suas obras mais importantes são.
- Relato de um náufrago
- Ninguém escreve ao coronel
- Cem anos de solidão
- O general em seu labirinto
Doze contos peregrinos
- Do amor e outros demônios
A última viagem do navio fantasma
- Entre amigos
- Um senhor muito velho com umas asas enormes
- Olhos de cão azul
Entre tantas outras.
3°- frases: suas frases mais notorias são.
"A idade não é o que temos, mas a que sentimos."
"Não existe pior desgraça que morrer sozinho."
A moral também é uma questão de tempo, dizia com um sorriso maligno, você vai ver."
OLHOS DE CÃO AZUL: Então olhou para mim. Pensava que olhava para mim pela primeira vez. Mas então, quando se virou
...