Gestalt
Seminário: Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaboromelo • 16/10/2013 • Seminário • 414 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
A gestalt
Na psicologia e, Max Werthermes, Wolfgang e Kurt Koffa, baseado em estudos psicológicos que relaciona a forma e sua percepção construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.
Esses três estudiosos começaram seus estudos pela percepção e sensação do movimento. Eles estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estimulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
A percepção consiste em um dos temas centrais da teoria Gestaltista e uma das bases de refutação aos princípios Behaviorista, sobre tudo no que se refere à relação de causa e efeito entre o estimulo e a resposta.
Em contra posição a abordagem Behaviorista para Gestalt não a relação de causa e efeito entre o estimulo e a resposta, posto que entre o estimulo fornecido pelo meio e a resposta do individuo situa-se o processo de percepção.
Desse modo baseando-se na teoria do isomorfismo, a Gestalt argumenta que o comportamento precisa ser estudado nos seus aspectos mais globais considerando as condições que modificam a percepção do estimulo.
A perspectiva da psicologia da Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual os elementos ativos interagem em determinadas circunstancias por meio de processos que ultrapassam a associação mecânica. Os princípios de organização perceptual, estão presentes nos próprios estímulos.
Proximidade: partes que estão próximas no tempo ou no espaço parecem formar uma unidade e tendem a ser percebidas juntas.
Continuidade: há uma tendência na nossa percepção de seguir uma direção de vincular os elementos de uma maneira que os faça parecer contínuos ou fluindo numa direção.
Semelhança: partes semelhantes tendem a ser vistas juntas como se formassem um grupo.
Preenchimento: uma tendência na nossa percepção de completar figuras incompletas preencher lacunas.
Simplicidade: tendemos a ver figuras como tendo boa qualidade sob as condições do estimulo. Essa característica é dominada pela Gestalt de boa forma.
Figura / Fundo: a uma tendência de organizar as percepções dos objetos observados e do fundo no qual ele aparece.
Esses princípios de organização não dependem dos nossos processos mentais superiores nem de experiências passadas, eles estão presentes nos próprios estímulos.
O campo psicológico é compreendido como um campo de força que auxilia na busca da boa forma. Desse modo caracteriza-se por uma tendência que garante a busca da melhor forma possível em situação que não estão muito estruturadas.
A psicologia da Gestalt compreende a aprendizagem como a relação entre toda parte que envolve a reorganização do ambiente psicológico do individuo. Dentro desta perspectiva que considera os aspectos globais do comportamento.
...