Behaviorismo, Psicanáliise E Gestalt
Casos: Behaviorismo, Psicanáliise E Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mairaanjos • 30/4/2013 • 479 Palavras (2 Páginas) • 1.807 Visualizações
Psicologia da Educação
Behaviorismo
Sua contribuição mais importante foi à definição do fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior). Essa tendência teórica, por esse motivo, foi designada como Behaviorismo, ou também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento. Atualmente, entende-se o comportamento como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente, ou seja, o comportamento não é mais visto como uma ação isolada. As interações entre o ambiente (as estimulações) e as ações do indivíduo (suas respostas), são objetos de estudo do Behaviorismo.
Gestalt
Diferentemente do Behaviorismo, tem seu berço na Europa, onde surge para negar e combater a fragmentação das ações e processos humanos, nos estudos realizados pelas tendências da Psicologia científica do século XIX. Teve como postulado principal a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, e é a tendência teórica do século XX mais ligada à Filosofia, além de se apresentar como uma das tendências teóricas mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Tem na noção de percepção o ponto de partida e também um dos temas centrais de suas investigações e postulações teóricas. A forma como o indivíduo percebe os processos, são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Defende a idéia de que o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do sujeito.
Psicanálise
É uma teoria nascida do trabalho de Sigmund Freud (1856-1939), na Áustria, a partir de sua prática médico-clínica, e traz para a Psicologia uma grande contribuição que consiste em ter recuperado a importância da afetividade. Tem como grande inovação a elaboração do conceito de inconsciente, tomado como seu objeto de estudo, e a descoberta da sexualidade infantil, rompendo assim com a tradição da Psicologia, até então definida como a ciência da consciência e da razão. Continuando seus estudos, FREUD formula. A Segunda Teoria do Aparelho Psíquico, introduzindo os conceitos de ID, EGO e SUPEREGO, referindo-se aos três sistemas da personalidade.
Humanismo
Essa teoria compartilha com a Gestalt a influência dos filósofos alemães e do existencialismo francês, e se configurou como uma resposta às crenças psicológicas negativas sobre a natureza humana, subjascentes as teoria psicanalítica e behaviorista, segundo os psicólogos humanistas. Tem-se no trabalho de Maslow, Allport, Rollo May e Carl Rogers uma evidência da ênfase que se dá à pessoa humana em sua totalidade e unicidade, e da crença de que o desenvolvimento ou crescimento pessoal resulta do diálogo, da intersubjetividade, da comunhão e do compartilhamento mútuo das experiências. Concebe que o organismo humano tem naturalmente uma “tendência à atualização”, ou seja, uma tendência básica para atualizar-se, manter-se e desenvolver-se de modo positivo e saudável. O desenvolvimento, portanto, seria um estado naturalmente buscado pelo
...