Hermenêutica
Por: Maikel Ronqui • 31/10/2016 • Artigo • 4.652 Palavras (19 Páginas) • 294 Visualizações
HERMENÊUTICA
Djalma Santos Araujo
Maikel Fernandes Ronqui
Marcelo Martins Pereira
Mônica da Rosa Schlickmann
Tutor:Vanderlei da Silva Mendes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (FIL0028) – Prática do Módulo VI
02/06/2016
RESUMO
Contemporâneo de pensadores do idealismo alemão, Fichte, Hegel e Schleing e mais próximo do romantismo de Friedrich Schlegel, Schleiermacher, se tornou um grande filosofo, teólogo e hermeneuta expressivo. Mas a realidade de Schleiermacher e sua esperança era o desenvolvimento de uma hermenêutica universal, que agisse como uma arte de entender de uma forma geral e não apenas várias hermenêuticas. Hermenêutica é comumente definida como a ciência da interpretação de textos. Contudo também podemos perguntar como conseguimos entender qualquer coisa na vida, desde o choro de uma criança, um cálculo matemático, o discurso de um político, até a tatuagem no corpo. Na verdade podemos dizer que tudo o que fazemos no mundo, fazemos com um significado para ser interpretado e daí a razão do estudo da hermenêutica. De ciência da interpretação de textos, a hermenêutica torna-se a ciência da interpretação do humano. A hermenêutica teológica pode ser um meio eficaz para o incentivo ao diálogo entre judeus e cristãos, já que ela pode evidenciar os pontos correlativos entre essas duas grandes tradições religiosas, contribuindo desta maneira para a construção de uma sociedade mais tolerante e pacificadora.
Palavras-chave: Hermenêutica, comunicação, interpretação.
1 FRIEDRICH SCHLEIERMACHER POR UMA HERMENÊUTICA MAIS UNIVERSAL NO SÉCULO XIX
Veremos como a hermenêutica, de ciência da interpretação de textos, tornou-se a ciência da interpretação do humano.
Contemporâneo de pensadores do idealismo alemão, Fichte, Hegel e Schleing e mais próximo do romantismo de Friedrich Schlegel, Schleiermacher, se tornou um grande filosofo, teólogo e hermeneuta expressivo. Teve a ousadia de te traduzir os diálogos de Platão para o alemão redigindo introduções fundamentais, que acabaram marcando os estudos platônicos até hoje. Porém sua careira teve início no campo da Teologia (GRONDIN, 2012, p. 23).
Schleiermacher trabalhou como professor de Teologia em Halle no de 1804, se tornou também o primeiro membro do corpo diplomático da Faculdade de Teologia da nova Universidade de Berlin. Vale ressaltar também a publicação de sua grande obra de dogmática sobre A fé cristã (GRONDIN, 2012, p. 24).
No campo da Hermenêutica, Schleiermacher utiliza-se da tradição retórica. Para ele, entender é a inversão de um ato de discurso, em virtude da qual deve ser trazido à consciência o pensamento que se encontra na base do discurso. Portanto, se todo discurso está alicerçado em um pensamento anterior, a tarefa primeira da hermenêutica consiste em reconduzir a expressão a vontade de sentido que a anima, podendo ser compreendida então como a inversão da retórica.
...