História Da Filosofia Antiga
Monografias: História Da Filosofia Antiga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negobrito • 1/10/2013 • 5.360 Palavras (22 Páginas) • 680 Visualizações
História da Filosofia antiga
1. Definições da Filosofia: “Filosofia é o estudo das coisas, pela sua natureza intrínseca”. É o estudo da natureza profunda; ou da natureza última; ou da natureza fundamental, ou das causas justas, ou das causas primeira, ou mesmo das causas intrínseca.
2. Definição da História: É a história do estudo da temporariedade entes. Isto é; dos entes enquanto duram e se alteram em sucessão. Quando esta temporalidade é estudada a base do raciocínio meramente filosófico sobre o tempo, resulta uma filosofia da história.
A filosofia se subdivide em escolas, correntes e filósofos.
Devemos conciliar nosso estudo tanto teológico quanto o cursos circulares, precisamos ter pensadores em todas as áreas, assim como cristão em todas as áreas, executivo, médicos, juízes, etcs.
Filosofia antiga século XVl antes de Cristo, século v antes de Cristo, ou queda de Roma 476.
É denominada Grega Romana
Infelizmente os filósofos são dotados como ateu muito pelo contrário, eles até acreditavam em Deus, em nenhum momento eles negaram a existência de Deus, eles não tinha a mesma visão sistemática sobre Deus, porém falavam da sua existência.
Filosofia Medieval Queda de Romanas 476 e a queda Constantinopoles
Filosofia Moderna século XVl ao nossos dias
Descartes é considerado o pai da filosofia moderna
Nesse sentido seja lembrado o nome de Calmax (Materialismo dilético;Berlison Intucionismo; Hussereles Fenomelonogia; Sherlison filosofia de valores; Pragmátimos; Thyson Historicismo; George Sinon relativismo; Bertam Rusel positivismo; Sartri existencialismo; Cardial Mersi escolástico moderno)
Finalmente a filosofia se torno um fenômeno globalizado
Observações.
• O desconhecido para nós nos faz permanecer-nos mesmo lugares.
O desconhecido para o vitorioso não existe nada diferente.
• Nenhum de nós podemos nos considerar menores que os outros, cada um é bom em algo diferente que somos.
• Esses filósofos teve uma contribuição muito importante na época e estão tendo até o dia de hoje.
• No materialismo eu sou Deus.
Sócrates, Aristóteles, Platão, nasceram bem antes de Jesus, a filosofia existia bem antes Jesus.
Existem famílias matriarcal, ou seja decisões que são tomadas pela mãe.
Precisamos aprender a ter o direito a tomar as decisões.
Sofisma: Por definição, o sofisma tem o objetivo de dissimular uma ilusão de verdade, apresentando-a sob esquemas que aparentam seguir as regras da lógica.
A filosofia antiga em função de Sócrates se dividi em:
• Pré-socrática
• Socrática
• Pós-socrática
No período socrático a filosofia alcança o esplendor com as figuras imortais de Sócrates 469 a 399 a.C
• Éfeso é considerado a carta príncipe de Paulo para Igrejas
Filosofia Pré-socráticas
A partir do ginásio se desenvolveu as escolas, e nessas escolas se polarizou o livro e o conhecimento onde os renomados filósofos e conceitos filósofos criando a filosofia.
A filosofia começa na agiona, religião ocupadas pelos gregos na Ásia menor, antes pelos pérsios em 548 a.C.
O trânsito onde o Oriente e o Ocidente permitiu o desenvolvimento intectual e técnicos da Agonia nasceram ali o grande Glomero, Heródoto e depois surgiria a filosofia com tales de miletos e continuada por Anaximandro, e mantendo-se próxima de Anaximenes de Mileto mesmo já sobre o domínio pérsio.
Trabalho para ser feito.
Obs: Perguntas para termos a compreensão do trabalho a ser elaborado.
Qual a importância da Filosofia para os dias de hoje.
• O que as igrejas no modo geral tem feito, e que eu entenderia como uma igreja hoje na atualidade.
Ex: revisar alguns conceitos (estar a só comigo mesmo, para ter um momento de comtemplação, analisar e também diferir o as igrejas tem mostrado no momento).
*Podemos achar que as igrejas devem continuar assim, ou seja, nós estamos inquietos e acomodados.
Ou queremos mudar a visão para os jovens não de amanhã e sim de hoje.
Analisar o tipo de pessoas que estão frequentando as nossas igrejas.
Será que futuramente as igrejas histórias terá um declínio de crescimento, por não enxergar coisas melhores para os jovens, e por fim outras igrejas pentecostais estão cada vez mais garehando pessoas na sua forma de pregação(filosofia)
*Precisamos nos adequar a evolução do tempo que estamos vivendo.
Quando buscamos os fundamentos da filosofia ocidental, três filósofos ocupam o lugar mais elevado: Sócrates, Platão e Aristóteles. Dificilmente poderíamos estabelecer alguma hierarquia de valor entre eles, afirmar qual deles é maior ou teve maior relevância para nós. O que parece claro é que, tendo vivido em épocas bastante próximas, cada qual galgou degraus a partir do caminho aberto pelo anterior. Assim, Sócrates teria sido um precursor, apontando paisagens até então desconhecidas no horizonte filosófico. Platão, considerado seu discípulo, bem viu as indicações do mestre e foi além. Aristóteles, aluno por mais de vinte anos na escola fundada por Platão, a Academia, afasta-se do mestre e trilha seus próprios caminhos. Não há como mostrar em poucas linhas todos os pontos centrais nestes filósofos, e menos ainda precisar as diferenças
...