História da filosofia
Resenha: História da filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunogomide9 • 5/4/2014 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Embora a charge acima possa parecer divertida, ela remete a importância de se elaborar um projeto de vida, que como apontado por Cintra (2011, livro-texto): “serve para nortear as ações das pessoas em função de sua realização plena ou do cumprimento de sua missão pessoal” podendo ser vista como “uma estratégia para atingir seus objetivos pessoais e profissionais de maneira consciente e planejada”A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos. Mas a filosofia não é compreendida hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, seus conceitos e suas descobertas sejam constantemente retomados.
A história da filosofia coloca em perspectiva o conhecimento filosófico e apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje. A história da filosofia na Antigüidade pode ser dividida em três grandes períodos: o período pré-socrático, a Grécia clássica e a época helenística.
Pré-Socráticos
Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parmênides e Heráclito, investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza. De seus textos só restaram fragmentos. O conhecimento especulativo no período pré-socrático não se distinguia dos outros conhecimentos, como a astronomia, a matemática ou a física.
Tales de Mileto foi o primeiro pensador que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales dedicou-se a caracterizar o princípio ou a matéria de que é feito o mundo - a água.
.
...