Homem E Sociedade
Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mari77 • 25/3/2015 • 1.524 Palavras (7 Páginas) • 440 Visualizações
RESUMÃO PIC HOMEM E SOCIEDADE
1 - Os símbolos fora do contexto, como o exemplo da tatuagem tribal dos maori descrito no livro texto, são cada vez mais abundantes. Partindo dessa constatação, assinale a alternativa correta para os dias atuais influenciados pelo processo de globalização;
E) Os símbolos, fora de sua cultura original, podem chegar a lugares em que não há essa convenção sobre como ele deve ser interpretado, de modo que as pessoas tendem a dar sentido mais apropriado de acordo com seu próprio contexto, sua própria linguagem e vida social.
2 - Assinale a alternativa com a definição correta de diversidade cultural:
C) A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da construção da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.
3 - É uma atitude preconceituosa com relação aos mitos afirmar:
D) São falsos, pois só tem a função de entretenimento.
4 - Sobre os relacionamento dos seres humanos com a cultura é correto afirmar que:
D) Os seres humanos são produtos e produtores da cultura.
5 - Sobre o ser humano, é correto afirmar que:
C) É resultado de várias práticas, e defini-lo em suas varias dimensões requer o recurso a diversos saberes.
6 - Assinale a alternativa que melhor define endoculturação:
A)Processo por meio do qual se aprende a cultura.
7 - Assinale as conseqüências culturais negativas mais evidentes na globalização:
A)Com o aumento da velocidade, a diminuição do tempo para conversar pessoalmente e a falta de estimulo para observar e descrever, a vida social passa a ser representada por uma cultura aplainada, sem muito exercício de significados.
8 - Assinale a afirmação que apresenta uma das conseqüências positivas da globalização com relação ao convívio humano:
D) A globalização da economia tem como um dos resultados mais importantes a intensa aproximação entre diferentes culturas de todo o mundo. Essa aproximação afeta a todos, tanto países mais desenvolvidos e dominantes desse processo quanto alguns países mais frágeis que precisam se adaptar à nova ordem mundial. A intensificação desse contato tem promovido necessidade de uma compreensão sobre a diversidade menos baseada em preconceitos e no etnocentrismo, alem de mais amadurecida e aberta às novas soluções. Surgem novas formas de identidade cultural, que são fortemente influenciadas pela diversidade e que exigem uma mentalidade baseada em novos valores mais inclusivos e democráticos.
9 - A antropologia ocupa-se das mais variadas manifestações culturais para estudar a história e as funções sócias envolvidas em sua concepções de vida e de morte. Assinale com trechos do livro texto, de Kênia Kemp, que apresente transformações significados originais da morte, coerentes com os novos tempos de intensos contatos culturais entre os povos:
D) O caso de Sakineh, de 43 anos, atraiu a atenção do mundo inteiro, em uma campanha que mobilizou inúmeros governos e entidades humanitárias. Considerada culpada de adultério pela justiça iraniana, ela foi condenada à morte por apedrejamento, mas a pena acabou sendo suspensa no inicio de setembro de 2010. Em seguida autoridades locais anunciaram o castigo de enforcamento como punição pela participação na morte do marido. A medida foi logo retificada pela chancelaria do Irã, a qual afirmou que as formalidades legais do processo ainda não estavam concluídas. Entre os que tentaram intervir estiveram o presidente Inácio Lula da Silva, que pediu a libertação de Sakneh e ofereceu-lhe asilo.
10 - Assinale a alternativa que faça referencia aos principais e mais evidentes benefícios de estudo da antropologia:
E) Ao estudar as associações humanas e animais, ajuda a descobrir padrões e participar da elaboração de instrumentos conceituais que permitem melhorar o convívio entre seres humanos diferentes, tornando-o mais respeitos, além de estimular a tolerância.
11 - Assinale a alternativa correta no que diz respeito ao trabalho humano e suas funções na socialização e na endoculturação dos sujeitos:
A)É preciso levar em consideração o trabalho como o maior responsável pela transformação da natureza dupla do homem, interna (psicológica) e externa (territorial, ambiental)
12 - Com base nas relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta sobre a humanidade, com base em preconceitos:
D)É possível o diálogo entre antropologia e biologia – especialmente com o darwinismo – e é bastante produtivo.
13 - Quanto à "proibição do incesto", leia o trecho do livro texto a seguir e assinale a alternativa que apresente uma afirmação falsa sobre essa noção, para a evolução do ser humano:
A proibição do incesto: passagem da natureza para a cultura. Dois dos mais influentes pensadores do século XXX... (Fonte: PASSADOR, L.H. A noção de regra. In: GUERREIRO, S. Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho d'ÁGUA, 2005).
D)A proibição do incesto ocorreu por pressão da Igreja às comunidades, pressão a qual ao grupos sociais não resistiram, cedendo, pois, à nova regra e aproximando-nos de nossos instintos.
14 - A relação entre seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões de comportamentos e símbolos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
C)A evolução se dá, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condiçoes ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
15 - A vida no campo (cultura de base rural) e o trabalho na agricultura (geografia e economia agrárias) podem ser compreendidas pela antropologia. Assinale a questão que apresenta uma abordagem dos elementos citados
...