Homeostasia
Tese: Homeostasia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Grazy_Konich • 6/10/2013 • Tese • 364 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
INTRODUÇÃO:
As funções do corpo humano são decorrentes de processos físicos e químicos que acontecem em nossas celulas. A ação dos sistemas de controle sistêmico permitem o estabelecimento de um equilíbrio entre as funções corporais, através da ativação ou inibição de organismos que alteram a atividade de células, órgaos e tecidos. Os sistemas de controle das funções corporais tem um objetivo comum em manter a homeostasia, que significa o equilíbrio interno das células. Todos os órgãos e tecidos do corpo humano realizam funções para manter essas condições constantes.
DESENVOLVIMENTO:
Foi feito uma experiência onde verificou-se os sinais vitais de uma paciente de 21 anos de idade, não praticante de exercícios físicos, onde à deixamos em repouso por aproximadamente 5 minutos, entoa verificou-se os seus sinais que foram de:
- Temperatura axilar: 36°
- Frequência cardíaca: 76 bpm
- Frequência respiratória: 13 respirações por minuto.
- Pressão arterial: 100 x 60 mmhg
Após as verificações, pediu-se que a paciente pratica-se por volta de 10 minutos de exercícios aeróbicos para que pudessemos verificar os seus sinais vitais logo após o término dos exercícios, onde obtivemos os seguintes resultados:
-Temperatura axilar: 37°
- Frequência cardíaca: 90 bpm
-Frequência respiratória: 25 respirações por minuto.
Pressão arterial: 110 x 60 mmhg
Notou-se um aumento gradativo relacionado com o tempo de exercício aeróbico, pois com o aumento da atividade física os órgãos musculares necessitam de mais oxigênio, este que vem da respiração e é distribuido para todo o corpo através do sistema cardiovascular, sendo assim, preciso um aumento gradual da frequência cardiorrespiratória para manter a homeostase do nosso corpo.
CONCLUSÃO:
Em resumo, pode-se dizer que durante um período de exercícios, o corpo humano sofre adaptações cardiovasculares e respiratórias a fim de atender as demandas aumentadas dos músculos ativos e, à medida que essas adaptações são repetidas, ocorrem modificações nesses músculos, permitindo que o organismo melhore o seu desempenho. Entram em ação os processos fisiológicos e metabólicos, auxiliando na distribuição de oxigênio pelos tecidos em atividade, já que os mesmos tem uma carência em recompor a energia cedida para o meio externo. Contudo para que esta busca pelo equilíbrio ocorra é necessário um aumento da refrência respiratória e cardiovascular, já que os mesmos são respectivamente responsáveis pelas trocas gasosas e distribuição de oxigênio para o organismo.
...