INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Seminário: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elienerockfilo • 12/11/2014 • Seminário • 724 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
FILOSOFIA
1. INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
1.1. O que é filosofia
- Filosofia, amizade ao saber segundo a epistemologia do termo. No entanto, na historia da filosofia, o termo foi utilizado para designar a totalidade do saber, a ciência em geral, sendo a metafisica a ciência dos primeiros princípios.
Filosofia no período medieval- teológica
Filosofia na modernidade – fundamentada na ciência e no homem para justificar o principio;
Filosofia critica – a partir do iluminismo, papel crítico;
Contemporânea- raízes no ceticismo, que ao duvidar da ciência atribui a filosofia um papel quase exclusivamente questionador;
• Escola jônica – interesse pelos elementos da natureza (physis)
• Escola italiana – visão do mundo mais abstrata, visão metafisica. Pitágoras, Parmênides, Zenão, Melisso de Samos etc... Pertencem a essa escola os Pitágoras ou pitagorismo, escola eleática.
• Segunda fase do pensamento pré-socrático
A escola atomista
HELENISMO E SUAS PRINCIPAIS CORRENTES: ESTOICISMO, EPICURISMO E O CETICISMO.
Helenismo: influencia da cultura grega em toda a região do mediterrâneo oriental e do oriente próximo.
ESTOICISMO: Concebe a filosofia de forma sistemática e composta por três elementos: a física, a lógica e a ética. A ética seria a de maior importância. E para eles três virtudes bastam: A coragem para saber o que temer ou não; a inteligência pra definir o que é o bem ou mal; e a justiça para dar o que cada um merece. A felicidade consiste na tranquilidade, alcançamos esse estado, aceitando a realidade e o curso dos acontecimentos.
EPICURISMO: Valorizam a experiência imediata na teoria do conhecimento. Seu principio básico era a felicidade, obtida pela tranquilidade. O caminho para chegar a essa felicidade divergia dos estoicos, pois, para os epicuristas o caminho, dá evasão aos prazeres, mas, de maneira moderada.
CETICISMO: Dúvida dos fatos e procura um significado.
1.2. A importância da filosofia – conhecimento filosófico:
1.3. Campos de investigação da filosofia
1.3.1. LÓGICA – Estudo dos métodos e princípios da argumentação. Premissas e conclusões. Termo – conceito. Proposição é o juízo. Qualidade: afirmativas ou negativas; quantidade: particulares ou gerais. Falácias- raciocínio incorreto. Lógica pós Aristotélica – não tem muitas mudanças, somente com Bacon na idade moderna, onde ele ira propor um novo organum, que trata da lógica em termos mais técnicos, experiência e observação dos fatos. Século XIX foi fundada a lógica simbólica – preceitos matemáticos, envolvendo tabela de verdade, representantes dessa lógica – Frege, Russell. Tal lógica vem aumentando com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
1.3.2. METAFÍSICA – aquilo que está além da física, que a transcende. Tradição clássica e escolástica a metafisica tem um papel central, de ontologia, o tratado do ser enquanto ser. Na filosofia moderna, a metafisica perde o papel central, as questões passam a ser tratadas logicamente e não mais ontologicamente.
1.3.3. TEORIA DO CONHECIMENTO
...