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Introducao Filosofia

Por:   •  4/10/2015  •  Resenha  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  402 Visualizações

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UNIPLAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL

QUESTIONÁRIO DE REVISÃO - FILOSOFIA

                        

CURSO: DIREITO

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSOR: ABRAÃO LINCOLN

ALUNO: SIMONE PEREIRA DUARTE

MATRICULA: 02410018164

BRASILIA, DF

2014


QUESTÃO 1

APRESENTE AS CARACTERÍSTICAS DOS PENSAMENTOS MÍTICO-RELIGIOSO E FILOSÓFICO-CIENTÍFICO.

CARACTERÍSTICAS

PENSAMENTO MÍTICO-RELIGIOSO

CONSCIÊNCIA FILOSÓFICO-CIENTÍFICO

Procura explicar o homem, natureza através da magia, do sobrenatural.

Procura explicar o mundo natural baseado essencialmente em causas naturais, no próprio mundo.

mythos significa o discurso ficcional ou imaginário, sendo por vezes até mesmo sinônimo de “mentira”

physis, que indica natureza As respostas devem estar contidas na natureza. A chave da compreensão da realidade natural se encontra nesta própria realidade e não fora dela.

Parte da tradição cultural e folclórica de um povo, corresponde a visão de mundo de um grupo.

Causalidade que implica em relacionar um efeito a uma causa que o antecede e o determina. Se alguma coisa acontece, acontece por algum motivo.

Origem cronológica indeterminada.

A arque (arché) significa princípio, surge devido à necessidade de se definir uma causa primeira, ponto de partida. Onde todas as coisas surgiram.

Forma de transmissão basicamente oral.

Cosmo (kosmos) que dá uma ideia básica de ordenação racional, uma ordem hierárquica, harmonia.

Pressupõe a adesão, a aceitação dos indivíduos que dela fazem parte.

O logos (discurso, argumentação) é o discurso racional, se fazer claro de uma maneira universal, dando explicações em que as razões são dadas.

Não se justifica e nem se fundamenta, portanto não se presta ao questionamento, à crítica ou à correção.

O caráter crítico, isto é, as teorias apresentadas eram passíveis de serem discutidas. O debate, a divergência e a formulação de novas hipóteses eram estimuladas. Uma ideia apresentada hoje pode ser superada posteriormente.

Apelo ao sobrenatural, ao mistério, ao sagrado, à magia.

Existe um canal entre o real e o sobrenatural que está na figura de um líder-sacerdote, este serve como intermediários, pontes entre o mundo humano e o mundo divino.

A explicação da realidade está fora do plano de compreensão humana.

QUESTÃO 2

EM RELAÇÃO AOS OBJETOS DE ESTUDO, QUE DIFERENÇAS PODEM EXISTIR ENTRE AS FILOSOFIAS PRÉ-SOCRÁTICA E CLÁSSICA?

Para a filosofia “pré-socrática” a preocupação era com os quesitos naturais, e de forma geral com a origem do homem e do mundo. Existia o interesse pelas teorias sobre a natureza, e por isso foi denominado seu pensamento de naturalista, por visar explicar a natureza (physis) a partir dela própria, entender os fenômenos com base em causas puramente naturais.

Já na filosofia Clássica ocorreu o rompimento da preocupação quase que exclusivamente centrada na formulação de doutrinas sobre as realidade natural, não há mais a preocupação com a origem do homem. A problemática ético-política passa a primeiro plano da discussão filosófica superando a questão da natureza como temática central. Ocorre o despertar de interesse pelo homem enquanto cidadão da polis, e sua organização política no sistema, o chamado interesse social, estudo da relação entre os seres.

QUESTÃO 3

EXPLIQUE AS TESES DE TALES, ANAXIMANDRO E ANAXIMES.

Tales de Mileto foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, formulou a doutrina da água, onde a água era a origem de todas as coisas, toda a vida começa na água. Tales deduziu esta tese observando a nutrição das coisas, observava que onde havia vida havia umidade, e tudo que não possuía vida estava desidratado, seco, portanto para ele a secagem total representava morte.

Anaximandro foi discípulo de Tales, e defendia que a água já era algo derivado, e que o princípio (arché) estava no apeiron (aquilo que é privado de limites), ou seja, aquilo que é infinito espacialmente e, portanto, quantitativamente. Não pode ser captado por nossos sentidos.

Anaximes propõe uma conciliação entre as ideias de Tales e Anaximandro, para ele o princípio deve ser infinito sim, mas a substância aérea infinita, o ar (pneuma), que é incorpóreo e se encontra em toda parte. Escreve ele: “Exatamente como a nossa alma (ou seja, o princípio que dá a vida), que é ar, se sustenta e se governa, assim também o sopro e o ar abarcam o cosmos inteiro.”

Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz. 

QUESTÃO 4

QUEM FORAM OS SOFISTAS? QUAIS FORAM AS SUAS PRINCIPAIS TESES?

Sofista é um termo que significa “sábio”, “especialista do saber”. Os sofistas surgiram no período de transição da tirania e da oligarquia para a democracia. Eram grandes mestres da retórica e da oratória, sabiam se expressar pelas palavras. Exigiam compensação pecuniária por seus ensinamentos, eram professores nômades, percorriam as cidades-Estado orientando governantes e políticos em geral.

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