Introduçao A Filosofia
Seminário: Introduçao A Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carineetais • 9/2/2015 • Seminário • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
Consideramos a prioridade da questão antropológica no sentido filosófico de princípio, fundamento, isto é, ao examinar qualquer teoria ou atividade humana, sempre podemos descobrir a ideia de homem a ela subjacente.
Dessa forma, na longa caminhada da humanidade, o homem fez de si próprio as mais diversas representações, dependendo das situações e dificuldades enfrentadas na luta pela sobrevivência, na tentativa de explicar o mundo que o cerca. O conceito do que é ser homem varia em cada cultura, conforme seja considerado o cidadão da polis grega ou o nobre medieval; o índio ou indivíduo das grandes cidades modernas.
Segundo Aranha (1997), quando a cultura sofre transformações e crises, como a ruptura de certezas, surge o questionamento, e o homem busca novas representações de “si mesmo”. Foi o que aconteceu na Grécia, onde o desenvolvimento da reflexão filosófica ocorreu após uma série de transformações das cidades e o desenvolvimento do comércio. A busca, resultante da incerteza, expressa-se nas máximas de Sócrates, “Só sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”, que, em última análise, representam o projeto da razão nascente de estabelecer critérios para a compreensão do homem.
3. O que é cultura?
A cultura é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mutação, um ser que transforma que se faz à medida que transcende que ultrapassa a própria experiência. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores dados, no qual vai se situar. Por exemplo, a língua que aprende a maneira de se alimentar, o jeito de sentar, andar, correr, brincar, as relações familiares; tudo, enfim, encontra-se codificado.
Assim, as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedades resultam da maneira pela qual os homens organizam as relações entre si, que possibilitam o estabelecimento das regras de conduta e dos valores que nortearão a construção da vida social, econômica e política.
4. O que é trabalho?
O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática. O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.
O trabalho realiza-se como atividade coletiva. Além de transformar a natureza, humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem. Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois se relaciona com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Por isso, a liberdade não é alguma coisa que é dada ao homem, mas representa o resultado de sua ação transformadora sobre o mundo.
5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?
O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática.
6. O que se entende por alienação?
E um trabalho alienado. O homem era reconhecido em sua comunidade por aquilo que fazia para garantir sua sobrevivência. Se antes ao produzir um sapato ele se reconhecia como um sapateiro. Agora na linha de produção ele é apenas um operário. Uma peça na linha de montagem. Onde poderá ser substituído a qualquer momento. Nisto se constitui a alienação.
O homem era reconhecido em sua comunidade por aquilo que fazia para garantir sua sobrevivência. Se antes ao produzir um sapato ele se reconhecia como um sapateiro. Agora na linha de produção ele é apenas um operário. Uma peça na linha de montagem. Onde poderá ser substituído a qualquer momento. Nisto se constitui a alienação.
UNIDADE 2
O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que é conhecimento?
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma determinada idéia ou a noção de alguma coisa.
2. Quais as possibilidades do conhecimento?
Esta perspectiva filosófica defende que não existe possibilidade do conhecimento; duvida da verdade das representações e não admite nenhum critério do conhecimento.
3. A ciência moderna nasceu só do interesse por conhecer ou do desejo de conhecer para dominar a natureza?
A ciência moderna nasceu para conhecer e dominar a natureza.
4. Faça um resumo com suas palavras do texto: A possibilidade do conhecimento.
São atitudes diferentes para a possibilidade de um conhecimento global, válidos e confiáveis sobre o mundo: o dogmatismo (é a posição filosófica pela qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais, e ter a certeza absoluta de que o. mais otimista Esta atitude em filosofia. Um dos filósofos que foram considerados dogmática é Descartes. O ceticismo (é a posição oposta ao dogmatismo.
...