Introdução Sobre Trabalho De Maquiavel
Pesquisas Acadêmicas: Introdução Sobre Trabalho De Maquiavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MagalVC • 25/11/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 1.104 Visualizações
Trabalho de Filosofia
Nesse terreno da interpretação, são e têm sido comuns os comentários ao pensamento de Maquiavel referidos quase que exclusivamente ao Príncipe, ressaltando a finalidade da política como sendo a de conservar e aumentar o poder político, tendo como parâmetro de avaliação tão somente o êxito ou o fracasso desse desiderato, e como foco de análise quase que apenas a ação dos detentores do poder com relação aos meios de fortalecimento do Estado. As políticas corretas seriam assim definidas no sentido do aumento do poder deste último e as incorretas no sentido das que o podem levar à decadência. Da mesma forma, é posta sempre em evidência a separação operada por Maquiavel entre conveniência política e moralidade – ou a distinção desta última entre a moralidade dos governantes, dirigida à manutenção e aumento do seu poder, e a dos governados, que consiste na contribuição destes para o grupo social – ainda que essa abordagem possa não ser de todo original, havendo quem, como Sabine, identifique essa noção em algumas passagens da Política de Aristóteles relativas a conservação dos Estados, sem considerações voltadas para a sua bondade ou maldade.
Essa visão ou interpretação tornou-se a mais comum, e até certo ponto estereotipada, ao longo desse debate de séculos sobre a obra de Maquiavel.
No Estado, o poder mais alto encontra-se concentrado no imperador, que delega este poder para seus inferiores, os príncipes, os duques e todos os outros vassalos. Esse sistema feudal é uma imagem e uma réplica exata do sistema hierárquico geral; é uma expressão e um símbolo dessa ordem cósmica universal estabelecida por Deus e que é, portanto, eterna e imutável.
...