Kant E A Educação
Pesquisas Acadêmicas: Kant E A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tanialacerdarj • 15/12/2014 • 272 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Lendo sobre Kant, percebe-se que para ele só a partir da educação o homem pode alcançar som plenitude sua humanidade, e consequentemente a sua liberdade. Liberdade esta, que só pode ser atingida, a partir do momento que se compreende que devemos e somos capazes de cumprir, o que ele chama, de lei moral.
É exatamente a educação, o agente capaz de aperfeiçoar as tendências que já trazemos dentro de nós, referentes a esta lei.
Segundo ele, a educação deve permear quatro aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento educacional: a disciplina, a cultura, a civilidade e a moralidade.
A disciplina entra como um componente que tem como objetivo frear, impedir a animalidade do homem que prejudica a sua humanidade. Essa forma de domar a selvageria do homem; estaria na Educação Física.
Depois de disciplinado, o homem estaria em condições de adquirir e praticar o que ele chamou de Educação Prática ou Moral.
Essa educação prática consiste em trabalhar no homem sua habilidade, sua prudência e sua moralidade; aspectos que somados estão diretamente relacionados à formação de seu caráter. Pois segundo ele, o homem nasce com disposições para o Bem, mas essas disposições só se desenvolvem, se forem praticadas.
A educação no pensamento de Kant é um passaporte para a perfeição da humanidade. Onde, cada geração daria continuidade aperfeiçoando o processo e impulsionando geração após geração na busca da perfeição.
Minha reflexão sobre o pensamento de Kant sobre a educação é que, ele parte do princípio da universalidade do ser humano, sem considerar o contexto específico em que se desenvolve a moralidade deste homem. Isso, de fato, dificulta sua aplicação na prática já que a educação é um processo repleto de especificidades.
...