LIBRas
Casos: LIBRas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandamais • 22/9/2013 • 1.249 Palavras (5 Páginas) • 726 Visualizações
Nota 1.5 de um máximo de 1.5(100%)
Question 1
Notas: 1
Em sua aula prática de LIBRAS você aprendeu sobre o alfabeto manual, e viu como ele pode ser utilizado para soletrar nome de pessoas. Desse modo, demonstre seus conhecimentos práticos e indique a alternativa que traduz corretamente a frase abaixo:
Escolher uma resposta.
a. Meu nome é Fabiane. Seu nome é Rodrigo.
b. Meu nome é Lourdes. Seu nome é Evandro.
c. Meu nome é Rosinha. Seu nome é Gustavo.
d. Meu nome é Valeria. Seu nome é Charles.
e. Meu nome é Josiane. Seu nome é Ricardo.
Resposta correta: Meu nome é Josiane. Seu nome é Ricardo.
Comentário sobre a resposta correta: A estrutura da frase em LIBRAS difere do português, então para dizer "Meu nome é Josiane", basta realizar um único sinal correspondente a MEU-NOME e depois soletrar J-O-S-I-A-N-E, omitindo o verbo "é"; o mesmo se aplica à frase seguinte.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Na história da turma da Mônica, o personagem Humberto utiliza a leitura labial para compreender o que a turma fala, porém só responde "hum hum", pois ele não foi oralizado. Na edição de maio de 2006, Humberto deixou uma mensagem para a turma utilizando o alfabeto datilológico. Análise a figura extraída do gibi e indique a alternativa que traduz corretamente a mensagem de Humberto.
Fonte: SOUZA, M. Mônica: Que fim levou Sansão. Editora Globo. n.239. mai. 2006.
Escolher uma resposta.
a. Amo LIBRAS.
b. Sou amigo.
c. Amo vocês.
d. Sou surdo.
e. Uso LIBRAS.
Resposta correta: Amo vocês.
Comentário sobre a resposta correta: A mensagem soletrada através do alfabeto datilológico por Humberto significa AMO VOCÊS.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A primeira instituição escolar para surdos no Brasil, atualmente denominada Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), possui hoje mais de 150 anos de existência. Sobre a Educação de Surdos no Brasil, considere as afirmações a seguir:
I. O surdo francês Huet trouxe a língua de sinais francesa ao Brasil, quando foi convidado por Dom Pedro II para inaugurar o Imperial Instituto de Surdos-Mudos.
II. Surdos de várias regiões do país foram encaminhados para o INES para serem educados através da escrita, do alfabeto manual e dos sinais.
III. O surdo francês Huet trouxe a língua de sinais francesa para o Brasil, por isso, atualmente, todos os surdos se comunicam através da língua de sinais francesa.
IV. O INES acompanhou a determinação do Congresso de Milão e adotou o Oralismo, depois a Comunicação Total e, atualmente, a Educação Bilíngue.
Estão CORRETAS somente as afirmações:
Escolher uma resposta.
a. I, III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. II, III e IV.
d. I, II e III.
e. I, II e IV.
Resposta correta: I, II e IV.
Comentário sobre a resposta correta: O surdo francês Huet foi o fundador do Imperial Instituto de Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Além de trazer a língua de sinais francesa, Huet trouxe o método francês do Abade L'Épée, educando através dos sinais, alfabeto e escrita, que foram mesclados aos sinais utilizados pela comunidade surda do Brasil, transformando a língua de sinais francesa na língua brasileira de sinais. Porém, o Brasil também foi influenciado pelo Congresso de Milão, substituindo Huet e seus sinais por uma abordagem Oralista, depois pela Comunicação Total até chegar, nos dias de hoje, ao Bilinguismo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre as abordagens de ensino para surdos, considere o enunciado abaixo:
O ______________________ refere-se ao ensino de duas línguas para os surdos: a primeira, a ______________, dá ao arcabouço para o aprendizado da segunda, a língua majoritária - preferencialmente na modalidade ______________.
A partir da frase acima, assinale a alternativa que contém as palavras adequadas às lacunas:
Escolher uma resposta.
a. Método de Ensino da Comunicação Total, língua escrita, visual.
b. Bimodalismo, língua de sinais, oral.
c. Bilinguismo, língua de sinais, escrita.
d. Oralismo, língua oral, escrita.
e. Oralismo Puro, língua portuguesa, inglesa.
Resposta
...