Leitura Alexandria
Por: dyego_007 • 20/9/2016 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
LEITURA DIRIGIDA ALEXANDRIA
Entre os anos 355 e 415, o filme se passa em Alexandria e retrata uma época de intensos conflitos, onde a fé e a ciência estavam em constantes mudanças. Pela ciência mostra a história de Hipátia, única presença feminina no filme, ela dá aulas de matemática, filosofia e astronomia na escola de Alexandria, algo quase que inaceitável naquela época, já que esse não era o papel de uma mulher. Apesar de não possuir laços religiosos e não se converter ao cristianismo, devido ao seu amor pela filosofia, Hipátia é acusada de bruxaria e apedrejada. O filme mostra um total desprezo do cristianismo com as mulheres.
Quanto a Fé, vive-se um momento muito conturbado onde judeus e cristãos estão em constantes brigas. Além disso, tem a ciência com varias teorias e descobertas que acabam gerando muitas dúvidas, fazendo as pessoas se questionarem sobre tudo e em o que realmente acreditar. Porem o povo ligado ao cristianismo era intolerável e não possuía uma filosofia como tinham os gregos romanos, conseguiram dominar o território e usando da violência estabeleceram que quem não fosse cristão seria morto.
Como a politica estava interligada com a religião, também foi, de certa forma, dominada pelos cristãos, fazendo com que, até mesmo o prefeito, que era pagão, se convertesse ao cristianismo.
Enfim, acredito que esses conflitos só atrasaram a evolução humana, anos de pesquisas e estudos foram queimadas, mentes brilhantes foram mortas, tudo por uma briga pelo poder politico e religioso. Mas é inevitável admitir que esses conflitos transformaram a história na época e vem influenciando o mundo até mesmo nos dias atuais.
...