Mito
Resenha: Mito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: telmgrace • 20/9/2014 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
ROCHA, Everardo. O que é mito. Ed.Brasiliense 1985.
Daniela Valentin
O que é Mito
O mito e uma narrativa. E um discurso, uma fala. Percebemos a existência do mito, procuramos entender e compreender seus significados. Eles nos fazem ver, sentir uma realidade ou fantasia. O mito pode ser interpretado de muitas maneiras, ele não fala diretamente, guarda uma mensagem.
Podemos usar o mito para explicarmos muitas coisas, os principais acontecimentos da vida, fenômeno natural, origem do mundo, historia sobre forças da natureza, como o fogo que foi roubado das onças pelos humanos, entre outros.
São muitas as teorias quanto ao mito, como a naturalista, que tem a ideia de que o sol e a lua deram origem aos mitos da humanidade primitiva, a historicista, que procurou ver episódios verdadeiros do passado, e a animista, que os elementos da natureza poderiam ser personificados.
O mito conta uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, por meio do destino ou força sobre natural do homem. E um elo de comunicação entre o inconsciente e o consciente. O mito de Édipo, onde ele mata o próprio pai Laio e fica com sua mãe, Jacosta.E depois de descobrir que Jacosta e sua mãe, fura os próprios olhos e Jacosta se suicida. Trata-se de temas que envolvem tragédias, emoções, destino e, e um conceito de poder e verdade. E foi também objeto de grandes interpretações, como a de Freud, Foucault e Levi-strauss.
A eficácia do mito e não a verdade e que deve ser o critério para pensa-lo. Sua possibilidade e o prazer da interpretação.
...