Mito E Filosofia
Casos: Mito E Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruna.cristina • 24/9/2014 • 3.650 Palavras (15 Páginas) • 432 Visualizações
SUMÁRIO
SUMÁRIO............................................................................................................3
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
1 - A ORIGEM DO MITO ...................................................................................5
1.1 ENCONTRANDO O PAI E A MÃE DAS COISAS E DOS SERES ...............5
1.2 ENCONTRANDO UMA RIVALIDADE OU UMA ALIANÇA ENTRE OS DEUSES QUE FAZ SURGIR ALGUMA COISA NO MUNDO ......................6
1.3 ENCONTRANDO AS RECOMPENSAS OU OS CASTIGOS QUE OS DEUSES DÃO A QUEM LHES OFERECER OU A QUEM OS DESOBEDECE RESPECTIVAMENTE .........................................................6
2- AS DIFERENÇAS ENTRE MITO E FILOSOFIA ............................................8
3- MITOS MODERNOS....................................................................................11
4- FILOSOFIA MODERNA................................................................................12
4.1 ANTONIO NEGRI .......................................................................................12
4.2 ALEXANDER BROADIE .............................................................................13
4.3 CHRISTINA HOFF SOMMERS ..................................................................13
4.4 AXEL HONNET ...........................................................................................13
4.5 PAUL KURTZ .............................................................................................14
4.6 PER ERIK ..................................................................................................14
4.7 MICHEL ONFRAY .....................................................................................14
4.8 ROGER VERNON SCRUTON ..................................................................15
CONCLUSÃO ...................................................................................................16
REFERÊNCIAS ................................................................................................17
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa demonstrar a origem dos Mitos e da Filosofia.
Quando as pessoas não possuíam meios científicos de provar as coisas, elas procuravam respostas através de supostos deuses, que teriam originado tudo que existe no mundo, inclusive as doenças, o ar, os homens e etc.
Apesar de não se acreditar mais nisso, é muito interessante descobrir como as pessoas daqueles tempos procuravam respostas, mesmo sem fundamentos.
1- A ORIGEM DO MITO
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).
A palavra mito vem do grego , e deriva de dois verbos: do verbo (contar, narrar, falar alguma coisa para os outros) e do verbo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar).
O poeta -rapsodo é quem narra este mito, acredita-se que ele é um escolhido dos deuses, que lhe mostram os acontecimentos passados e permitem que ele veja a origem de todos os seres e de todas as coisas para que possa transmiti-la aos ouvintes. Sua é sagrada porque vem de uma revelação divina. Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele ou testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos narrados. O mito é, pois, incontestável e inquestionável.
O mito narra a origem do mundo e de tudo o que nele existe através e três principais maneiras:
1.1 ENCONTRANDO O PAI E A MÃE DAS COISAS E DOS SERES
Tudo o que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Essas relações geraram os demais deuses: os titãs (seres semi-humanos e semi-divinos), os heróis (filhos de um deus com uma humana ou de uma deusa com um humano), os humanos, os metais, as plantas, os animais, as qualidades, como quente-frio, seco-úmido, claro-escuro, bom-mau, justo-injusto, belo-feio, certo-errado, etc. A narração da origem é, assim, uma genealogia, isto é, narrativa da geração dos seres, das coisas, das qualidades, por outros seres, que são seus pais ou antepassados.
1.2 ENCONTRANDO UMA RIVALIDADE OU UMA ALIANÇA ENTRE OS DEUSES QUE FAZ SURGIR ALGUMA COISA NO MUNDO.
Nesse caso, o mito narra uma guerra entre forças divinas ou uma aliança entre elas para provocar alguma coisa no mundo dos homens.
O poeta Homero, na Ilíada, epopéia que narra a guerra de Tróia, explica por que, em certas batalhas, os troianos eram vitoriosos e, em outras, a vitória cabia aos gregos. Os deuses estavam divididos, alguns a favor de um lado e outros a favor do outro. A cada vez, o rei dos deuses, Zeus, ficava com um dos partidos, aliava-se com um grupo e fazia um dos lados vencer a batalha.
A causa da guerra, aliás, foi uma rivalidade entre as deusas. Elas apareceram em sonho para o príncipe troiano Páris, oferecendo a ele seus dons e ele escolheu a deusa do amor, Afrodite. As outras deusas, enciumadas, o fizeram raptar a grega Helena, mulher do general grego Menelau, e isso deu início à guerra entre os
...