Mitos
Seminário: Mitos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 256228 • 5/3/2014 • Seminário • 427 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
Pesquise sobre os mitos nas produções culturais (novelas, propagandas, filmes, histórias em quadrinhos, programas humorísticos etc.)
E.E. Adventor Divino de ALmeida
Campo Grande (ms) 23 de Março de 2012
Prof : vanja
Aluna: Maira Silva N °27 1°A
Disciplina : Filosofia
As dinâmicas culturais contemporâneas apropriam-se dos mitos por serem imagens arquetípicas, ou seja, presentes no inconsciente coletivo. No entanto, essas dinâmicas expandiram sua capacidade, criando novas imagens e mitos modernos. Essa expansão recria a realidade, fazendo com que muitos indivíduos percam a noção histórica desses processos culturais.
Um exemplo é o papai noel. De acordo com o blog Galo da Pan, o bom velhinho foi resultado de uma construção sobre a imagem de São Nicolau. Essa construção foi promovida pela marca coca-cola, que recriou o papai noel e foi responsável pela sua massificação. O mito do papai noel é tão fortemente reproduzido em filmes e propagandas que a sua imagem é mais presente que a de Jesus no Natal.
Em uma cena do documentário Super Size Me ( Super Size Me – A dieta do palhaço, EUA, 2004), Morgan Supolock apresenta para crianças imagens famosas na cultura ocidental . As crianças são questionadas e respondem que não sabem de quem se trata. Uma delas chega a “chutar” George W Bush. Supolock vira a foto e vemos a imagem de Jesus Cristo. Ao mostrar Ronald McDonald, personagem criado pela empresa de fast food McDonald’s, todas as crianças rapidamente o reconhecem. A estratégia de marketing empreendida pelo Mc Donalds para seduzir o público infantil tornou a imagem da marca tão popular que as pessoas desde cedo começam a perder a noção e o conhecimento de fatos históricos. Essas crianças não sabem quem é o presidente do próprio país, mas sabem quem é o personagem de uma rede de fast food.Da mesma forma, em uma pesquisa realizada no Reino Unido, uma em cada 20 crianças revelou uma total distorção e desconhecimento da Segunda Guerra Mundial. Muitas acharam que Auschwitz era um parque de diversões e (pasmem!)
Os personagens geralamente são caricatos ou maquiavelicos, e trespassam qualidades de mitos gregos antigos ou miserias atuais, porem o interessante é a reviravolta , quando na mão de algo que vc julgava certo, que alguns autores são capazes de fazer com seus personagens , transformando-os de vilões para guerreiros e de guerreiros para herois, e assim vice-versa, tudo esta na mãos do escritor, mostrar a realidade que nos tranforma e como os papeis se invertem
...