TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONHECIMENTO

Ensaios: O CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 12

“O CONHECIMENTO” – QUESTÕES AVALIATIVAS

1. A filosofia e o mito foram formas que o homem encontrou para enfocar, conhecer e compreender a realidade, isso na medida em que ele procurava suprir suas necessidades, pois não há conhecimento que se realize fora da relação do homem com o mundo. Sendo assim, qualquer tipo de conhecimento que o homem possui não é neutro ou desinteressado, mas construído sob uma perspectiva social, política e cultural, e, portanto, histórica, ou seja, à medida em que o homem se relaciona com outros homens, ele adquire, e constrói entendimentos sobre a realidade que o cerca. Neste processo de construção, o conhecimento que é produto de uma prática que se faz social e historicamente situada, pode ser espontâneo ou de senso comum, científico e também filosófico.

Com base nas aulas ministradas e de acordo com os assuntos discutidos em sala, escreva um texto dissertativo que discuta “A importância do senso comum e do conhecimento científico para a vida do homem”.

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano, repassada de geração em geração. Englobam costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.

Senso Comum difere-se em alguns aspectos com a ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera. A ciência é objetiva, busca critérios, avalia, busca leis de funcionamento, reúne a individualidade existente em cada lei para formar uma só estrutura e isso sem procurar semelhança entre elas, se renova, se modifica e busca sempre se firmar no conhecimento.

O conhecimento científico é o que é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas. A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários querem do senso comum, quer do corpo de conhecimentos existentes na ciência, são insuficientes para explicar os problemas surgidos. O conhecimento prévio que nos lança a um problema pode ser tanto do conhecimento ordinário quanto do científico. Quando o homem sai de uma posição meramente passiva, de testemunha dos fenômenos, sem poder de ação ou controle dos mesmos, para uma atitude racionalista e lógica, que busca entender o mundo através de questionamentos, é que surge a necessidade de se propor um conjunto de métodos que funcionem como uma ferramenta adequada para essa investigação e compreensão do mundo que o cerca. O homem quer ir além da realidade imediatamente percebida e lançar princípios explicativos que sirvam de base para a organização e classificação que caracteriza o conhecimento.

A importância consiste na diferença entre os modos como o conhecimento é adquirido e propagado. O senso comum nasce a partir do conhecimento empírico e é passado de geração a geração, sem nenhum questionamento ou análise sistematizada. A ciência é absolutamente diferente, aceita apenas as verdades que podem ser observadas ou demonstradas teoricamente de forma extremamente sistematizada e as propaga não de pai para filho, mas através de documentos científicos (artigos, livros, documentários...). Como o segundo método atinge conclusões mais coerentes com a realidade, possibilitou uma manipulação da natureza muito mais efetiva e consciente.

2. O que significa “conhecer”? Você diria que há muitas formas diferentes de “conhecer”?

Ato ou efeito de conhecer. Modo de agir ou de adaptar-se em relação a alguma coisa, adquirindo-se assim, a partir de uma análise racional das percepções desta: informações, ideias, experiências e conjuntos de conhecimentos.

Há muitas formas diferentes de conhecer, pois o mesmo é dividido em uma série de categorias, como por exemplo: conhecimento sensorial, que é o conhecimento comum entre seres humanos e animais; conhecimento intelectual que é o raciocínio, o pensamento do ser humano; conhecimento popular que é a forma de conhecimento de uma determinada cultura; conhecimento científico que são análises baseadas em provas; conhecimento filosófico que está ligado à construção de ideias e conceitos e o conhecimento teológico que é o conhecimento adquirido a partir da fé.

3. Escolha dois tipos de conhecimentos e apresente para cada um, um exemplo, a partir de um pequeno trecho obtido em alguma noticia ou texto da internet.

 Conhecimento científico

É o conhecimento racional sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseadas na metodologia cientifica. Podemos então dizer que o conhecimento cientifico:

 É racial e objetivo;

 Atém-se aos fatos;

 É analítico;

 Requer exatidão e clareza;

 É comunicável e verificável;

 Depende de investigação metódica;

 Busca aplicar as leis;

 É explicativo;

 Pode fazer predições;

Exemplos:

1 - Descobrir uma vacina que evite uma doença.

2 - Conhecimento científico: A PESQUISA PROVA QUE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL CONTRIBUI PARA CONCENTRAÇÃO: Pesquisadores estudaram três meninos e uma menina com idade entre 8 e 13 anos que tinham uma alimentação saudável, ou seja, sem refrigerantes e que fossem mais ativas. Todas as crianças tinham peso ideal, sem sinal de desnutrição e receberam dois comprimidos diários do suplemento VegEPA que contém ácido graxo e ômega3. Depois de três

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com