O Cientificismo na Filosofia
Por: Elane Santos • 2/5/2018 • Artigo • 478 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Veja que na idade média (ou idade das trevas), todo conhecimento era rodeado em volta da religião, mas em meio ao século XVIII, quando surge o iluminismo, a sociedade deixa de ser teocentrista e passa a ser antropocentrista. Com isso, o conhecimento científico, voltado para a razão, se propagou em imensa escala. Agora, no século XXI, é comum ouvir termos que relacionam essa era como ‘’escura’’, pois houve retrocessos quando a crença aboliu ou foi contra grandes descobertas do mundo científico.
Estudos foram realizados em várias crenças (homeopatia, espiritismo, astrologia e entre outras), mas em nenhuma delas foi possível constatar de forma concreta a sua veracidade. No documentário ‘‘Inimigo da Razão’’ é abordado como a astrologia consegue manipular os indivíduos. Ou seja, um pensamento tal, que pode ser aplicado em qualquer pessoa, é exposto nela como uma espécie de revelação da sua personalidade.
Sabe que a crença virou fundamental, mesmo que todo pensamento de fé debatido nelas não foi capaz de revolucionar o mundo, como fez a ciência. Mas é esse conhecimento, embasado em suposições como o criacionismo, que vem sendo imposta de geração em geração, é o que faz com que as descobertas científicas sejam de certa forma banalizada e tentada ser explicada com base em outras teorias.
Essas crendices é uma espécie de prisão, limitando o indivíduo em seus pensamentos. É como ‘’O Mito da Caverna’’ de Platão, onde o único mundo que os prisioneiros conhecem é baseado em sombras, ecos e objetos que nunca viram; a partir do momento que algum deles é liberto, conhece e vivencia o mundo real, percebe que tudo que até então ele conhecia eram projeções da realidade. Um dia ele retorna para contar aos demais, porém, a ‘’pessoa iluminada’’ é acusada de loucura, pois os mesmos não são capazes de ir além das fronteiras de seus pensamentos.
A ciência fez avanços na sociedade, a partir dela e suas descobertas, os estudos e tratamento de doenças fora realizadas, aumentando assim, a expectativa de vida do ser humano. A tecnologia surgiu e facilitou os meios de produção, informação e interatividade. A ciência deu ao homem uma maior estabilidade de vida. Com base em pesquisas e resultados comprovados.
O cientificismo ignora pensamentos que não tenha uma comprovação e razão lógica. Este pensamento foi extremamente importante nas relações da produção literária realista, nada que não pudesse ser comprovado, visto, ou investigado por meio dos sentidos, de forma alguma deveria ser considerado pelos cientistas e artistas.
Você sabe querido leitor, que teses das investigações científicas é o meio mais eficaz, verdadeiro e profundo do conhecimento real. Sabe também, que a ciência está sempre em processo de avanço, mas que os ideais do mundo cientifico também prossegue junto. E é através das apurações científicas que é possível entender melhor o mundo, com teorias que mostre a veracidade através de testes e experimentos.
...