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O Conhecimento Como Compreensão Do Mundo E Como Fundamentação Da Ação

Por:   •  3/12/2023  •  Resenha  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  52 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTIFICA

PROFESSOR(A): MARIA DAS GRACAS MOITA RAPOSO PEREIRA

ALUNO: TIAGO VIEIRA DA COSTA PIRES

Resenha: O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação

TERESINA, PI. 30/11/2023

Introdução

O texto propõe uma profunda reflexão sobre a complexa relação entre a ação humana e o processo de compreensão do mundo. O autor inicia sua argumentação destacando a simbiose entre agir e entender, sugerindo que tais atividades são intrinsecamente interligadas e fundamentais para a compreensão da natureza humana. Este trabalho crítico visa explorar mais a fundo as nuances apresentadas, considerando o conhecimento como uma ferramenta essencial não apenas para a compreensão, mas também para a transformação do mundo que habitamos.

O conhecimento como compreensão do mundo e como fundamentação da ação

A dualidade proposta pelo autor entre agir e entender é desdobrada em uma análise mais abrangente. A ação é apresentada como uma manifestação da busca constante pelo entendimento, uma tentativa de decifrar a complexidade do ambiente que nos rodeia. O ato de entender, por sua vez, é descrito não apenas como um processo mental, mas como uma prática dinâmica que emerge da interação direta com o mundo.

O texto avança ao abordar a natureza do conhecimento, destacando que este não é meramente uma representação mental das coisas, mas uma ferramenta que confere significado e relevância às ações humanas. A concepção de conhecimento como um meio para tornar a vida mais plena é expandida, sugerindo que a busca pelo entendimento é um impulso inato que impulsiona as ações humanas em direção a uma existência mais significativa.

A análise avança ao argumentar que o conhecimento não é um fim em si mesmo, mas um veículo para enfrentar os desafios do mundo. A vida humana é caracterizada como uma prática contínua de lidar com as complexidades do ambiente, onde o ato de pensar é inseparável das ações cotidianas. O autor ressalta que o conhecimento nasce da prática, enfrentando desafios e resistências, oferecendo uma crítica contundente às práticas educacionais que desconsideram essa compreensão.

Ao discutir a relação entre o conhecimento e a transformação do mundo, o texto destaca a capacidade única da humanidade de organizar, compreender e modificar a realidade. O conhecimento é apresentado não apenas como teoria, mas como uma ferramenta prática para remodelar ativamente o mundo ao nosso redor. Esta visão desafia a ideia tradicional de que o conhecimento é algo estático e desvinculado das ações, enfatizando a inseparabilidade entre teoria e prática.

O autor lança uma crítica ao sistema educacional autoritário, que muitas vezes prioriza a reprodução de respostas em detrimento do desenvolvimento do entendimento e da capacidade de transformação efetiva do mundo. A compreensão do conhecimento como uma forma de enfrentar e modificar o mundo é ressaltada, contrapondo-se à visão simplista de memorização de conceitos abstratos.

O Conhecimento como mecanismo de compreensão e transformação do mundo

O autor inicia sua exposição afirmando que ao nascermos, somos lançados em um mundo sujeito às suas leis, ao mesmo tempo em que o enfrentamos e transformamos conforme nossas necessidades. Essa dinâmica, segundo o autor, é essencialmente prática e permeia todas as esferas da vida humana. Destaca-se a visão de que a transformação do mundo é intrinsecamente ligada à nossa capacidade de compreensão, operacionalizada através da prática.

A abordagem interdisciplinar é evidente quando o autor conecta a prática do viver cotidiano com a práxis científica e filosófica. Ao mencionar a prática do plantio de um camponês, ele ilustra como a reflexão sobre os resultados insatisfatórios desencadeia um processo de conhecimento, revelando uma dimensão prática do entendimento. Essa analogia estabelece uma ponte entre o conhecimento científico e as experiências do dia a dia, ressaltando a universalidade do processo de compreensão.

A crítica à abordagem educacional tradicional é apresentada de forma contundente. O autor argumenta que muitas práticas escolares desconsideram a essência do conhecimento, substituindo desafios reais por tarefas artificiais. A ênfase na reprodução de respostas, em detrimento da compreensão profunda da realidade, é apontada como uma falha que compromete a formação integral do indivíduo. Essa crítica transcende os limites do texto, sugerindo implicações para a pedagogia e a filosofia da educação.

A noção de que o conhecimento é social e histórico é central no argumento do autor. Ele enfatiza que a compreensão do mundo não é um feito isolado, mas um processo que se desenrola em interação com outros indivíduos e é influenciado pelo legado histórico. Essa perspectiva é fundamental para a compreensão da construção coletiva do conhecimento e sua evolução ao longo do tempo.

O autor estabelece uma relação entre a capacidade de conhecimento e a liberdade humana. Ao destacar que, diferentemente dos animais, os seres humanos podem discernir e modificar o meio, ele ressalta a dimensão libertadora do conhecimento. Essa análise abre espaço para reflexões éticas sobre a responsabilidade que acompanha o poder de transformar a realidade.

O Conhecimento como Necessidade para a Ação

A primeira dimensão abordada pelo autor é a necessidade do conhecimento como uma “luz” que ilumina o caminho da ação humana. A analogia entre a falta de luz física e a falta de conhecimento destaca a insegurança gerada pela ausência de clareza na percepção da realidade. A comparação com a interrupção de movimentos físicos na escuridão ressalta a importância do conhecimento para agir com critério e superar resistências.

A argumentação destaca que, mesmo quando as explicações são provisórias ou mágicas, elas proporcionam uma compreensão necessária para enfrentar o mundo. A referência aos indígenas que interpretavam o trovão como a ira da divindade exemplifica a busca humana por explicações, mesmo que não sejam compatíveis com a realidade objetiva. A ideia de que formas de compreensão, por mais mágicas que sejam, conferem segurança, é interessante e ressalta a necessidade psicológica de criar significado, mesmo que seja fictício.

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