O Construtivismo Piagetiano
Por: Nayara Oliveira • 14/11/2020 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
TAREFA: Prezados(as) cursistas, a partir da leitura do capítulo 1 - O construtivismo piagetiano (disponível na biblioteca da disciplina) - você deve elaborar um texto apresentando suas compreensões e reflexões sobre os aportes de Jean Piaget para o campo educacional. IMPORTANTE: a)não aceitaremos cópia do texto. Você deve se expressar com suas próprias palavras. No caso de cópia do texto, utilize as normas da ABNT. O arquivo para envio deve ser no word para facilitar a correção e não esqueça de formatar o texto: Letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre as linhas e margens superior, inferior, direita e esquerda = 2cm. |
Jean Piaget(1886-1980) foi um dos teóricos mais importantes nos ramos da psicologia e desenvolveu estudos que contribuíram para o ensino- aprendizagem e diante desses estudos destacam-se as contribuições para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, Matemática, Psicologia e Pedagogia.
Piaget, tem como referência, a argentina Emilia Ferrero, tanto nas questões relacionadas ao ensino, quanto nas investigações dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança - ou seja, de que modo ela aprende.
Segundo as Profªs Clara Brenner Midal, Tamara da Silveira Valente e Tania Stolz,(2011, p.15) O construtivismo piagetiano entende o desenvolvimento psicológico humano a partir de construções que se estabelecem de um nível inferior a um nível superior e são desencadeadas pela interação do sujeito com o meio físico e social. A teoria de Piaget é construtivista porque ele estuda essas construções ou mudanças que ocorrem no desenvolvimento cognitivo ao longo da vida e os mecanismos que explicam essas transformações. A partir da década de 1960, com os estudos sobre a causalidade, a característica construtivista da teoria de Piaget começa a ficar mais marcante, porque ele passa a precisar melhor o papel do objeto no processo de construção do sujeito.
Piaget acredita que o desenvolvimento cognitivo vai sendo construído de forma lenta desde que nascemos e de acordo com nossa interação com o meio. Também vale ressaltar que, a forma com que aprendemos está totalmente ligada ao nosso nível de desenvolvimento cognitivo, que deixa claro que nem todos aprendem da mesma forma. Quem tem desenvolvimento cognitivo mais desenvolvido, aprenderá e absorverá melhor o conteúdo proposto, e quem tem desenvolvimento cognitivo menos desenvolvido, terá mais dificuldades em absorver o que foi proposto.
A interação com o meio também é de grande valia. Crianças que tem maior capacidade de interagir com o meio se sobressaem e crianças que interagem menos, tem mais dificuldades em absorver e aprender sobre algo.
...