O Freud Filosofia
Por: mirro • 17/3/2019 • Trabalho acadêmico • 518 Palavras (3 Páginas) • 116 Visualizações
Página 1 de 3
Aula 3 - 11/03/19.
- “História as psicologia e escolas psicológicas”
- “Introdução as Teorias de Aprendizagem ”
A partir do 1° texto, tem-se conhecimentos sobre a origem da psicologia, iniciada há mais de 2000mil anos, na Grécia com a função inicial de encontrar algo que fosse além da matéria e das sensações. No final do século XIX a psicologia se tornou uma ciência independente e criou então suas teorias, chamadas de escolas psicológicas, sendo elas:
- Estruturalismo: estuda a consciência em partes, e em de forma completa, se baseia em relatórios verbais e o principal teórico foi Wilhelm Wundt.
- Funcionalismo: estuda como a mente funciona diante das coisas que ela tem. Para Willian James (principal teórico dessa escola) a mente por ser muito mais extensa, não podia ser separada de seus elementos.
- Behaviorismo: estuda o comportamento físico e despreza os eventos mentais pois não podem ser diretamente observados, Para John B. Watson (teórico Behaviorista) todo comportamento é resultado de influência ambiental. Skinner diz que se aprende mais quando o comportamento é fortalecido ou diminuído por um "castigo".
- Gestalt: essa ideia diz que as experiências pessoais, de forma geral e total são maiores que a soma de seus elementos, criticou o estruturalismo pois descobriu que duas pessoas podem olhar a mesma coisa e ver coisas diferentes. Wertheimer é o pai do Gestalt e juntamente com Piaget fez essa teoria ter o reconhecimento que tem.
- Psicanálise: Freud é o criador da psicanálise, em 1910escreveu a '"interpretação dos sonhos" que é o marco inicial dessa teoria e também o que levou a descoberta do inconsciente. Freud descobriu que boa parte do comportamento humano é definido por processos mentais inconscientes. A hipnose, método catártico e método e associação livre são as formas de tratamento.
O 2° texto apresenta algumas características sobre teorias de aprendizagem que busca mostrar o movimento entre o conhecimento já existente e o novo.
As características são:
- Epistemologia genética de Piajet ponto central: a organograma cognitivas se mudam conforme o processo de adaptação.
- Teoria construtivista de Bruner: o aprendizado é um processo que se baseia nos conhecimentos já existenciais e os que estão sendo formados.
- Teoria sociocultural de Vygotsky: cada indivíduo deve estar inserido em um grupo social (de acordo com a idade) e aprender o que seu grupo faz.
- Aprendizagem baseado em problemas/instrução ancorada: é a aprendizagem que é iniciada diante de um problema a ser resolvido.
- Teoria da flexibilidade cognitiva: a aprendizagem precisa fornecer atividades de diferentes representações de conteúdo.
- Aprendizado situado: o aprendizado vem de atividades, Cultura e ambiente social que está presente. Vem da prática e não pode se separar dela.
- Gestaltismo: dá importância a atenção e não a resposta. Não enfatiza a sequência estímulo e resposta, mas o contexto da pergunta.
- Teoria da inclusão: a aprendizagem ocorre quando o aluno se "prende" em uma informação já existente e inclui a nova.
- Aprendizagem experimental: leva a motivação como essencial para o aprendizado, pois as pessoas aprendem mais quando é necessário.
- Inteligência múltiplas de Gardner: deve-se procurar as inteligências mais marcantes e então explora-las.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com