O Homem e O Consumismo
Por: Jihad John • 20/5/2019 • Trabalho acadêmico • 616 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – MÓDULO BÁSICO
GIULIA GABRIELLI DE PAULA MORAIS - 239572017
O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO
...............................................................................................................................
Guarulhos
2019
GIULIA GABRIELLI DE PAULA MORAIS
O HOMEM DIANTE DO CONSUMISMO
Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Políticas e Sociais e Ambientais.
Prof. Célia Regina Mistro
Guarulhos
2019
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
O Consumismo na Sociedade Pós-Moderna
Conforme houve o desenvolvimento de novos meios de produção, iniciou-se uma era chamada de Pós-Modernismo que consiste em uma fase na sociedade onde segue-se um padrão de consumismo desenfreado, que pode acarretar em danos irreversíveis para o meio ambiente e para a sociedade.
A sociedade atual não possui um controle sobre o que estão comprando, sempre associando a ideia de que precisam obter mais bens. A mídia auxilia esse consumismo desenfreado que tomou conta da sociedade, concentrando nas propagandas aquilo que as gerações anteriores não tiveram, desta forma as gerações atuais são obrigadas a serem consumistas.
A grande problemática, é de que essa falta de controle da sociedade ao produzir e consumir em massa irá gerar uma grande deficiência de matéria-prima ao longo dos próximos anos e isso poderá se tornar irreversível.
Além de que as propagandas voltadas ao público masculine incitam comportamentos machistas, contribuindo para uma sociedade patriarcal, para uma sociedade onde a mulher é subjulgada e tida como um objeto de prazer, pode-se verificar em diversas propagandas de cervejas e afins. E enquanto nas propagandas que são voltadas ao público feminino, há uma mulher frágil, que busca por apoio emocional em roupas, sapatos e etc.
Uma pesquisa foi realizada pelo Instituto Akatu, em 2018, e esse consumismo desenfreado aumentou cerca de 5% desde a última pesquisa realizada pelo mesmo instituto. Atualmente, cerca de 76% dos entrevistados assumiram que não pensam nas consequencias do consumismo que têm.
A principal causa da produção e do consumismo em massa, é o comodismo. Uma vez que o hábito está enraizado nas famílias e uma mudança tão brusca nesse estilo de vida, traria danos aos empreendedores, a economia dos países.
É importante analisar a importância que o indivíduo na sociedade dá ao bem material e às relações interpessoais, buscando compreender de onde vem a ânsia por obtenção de um consume desenfreado, visto que isso pode ser uma decorrência da sociedade líquida, conforme Zygmunt Bauman, grande filósofo, contemporâneo menciona em seus ideais.
...