O Mito de Édipo Rei
Por: Mayara G • 15/5/2019 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
Mito de Édipo Rei
Édipo, é uma figura bastante conhecida na mitologia grega, que é reconhecido, principalmente, por ter assassinado seu pai e em seguida ter tido um relacionamento amoroso com sua mãe.
A história se inicia quando Laio, pai de Édipo, fez uma visita ao Oráculo de Delfos e ouviu uma infeliz previsão: a de que seu filho iria crescer e que o mataria, isto posto se casaria com sua mulher e mãe de seu filho. Laio, com medo de que isso realmente acontecesse, levou seu filho até o Monte Cierão e pregou seus pés no chão com pregos para que a infeliz previsão não se concretizasse. Passaram-se anos e Édipo foi adotado por um rei de Corinto e retornou para sua cidade natal (sem saber), Delfos.
Édipo, já um homem-feito, foi até o Oráculo de Delfos e escutou a mesmo infeliz previsão de que iria crescer, mataria seu pai e se relacionaria amorosamente com sua mãe. Descoberto isso, Édipo resolveu fugir para que a previsão não se concretizasse – apesar de não saber que seus pais eram adotivos e não os biológicos. No trajeto, encontrou um homem, que o incitou e o mandou sair de sua frente. Édipo, enraivecido, matou o homem. Tal homem era Laio, seu pai. Um fragmento da previsão já havia sido cumprido, sem pai e filho terem noção disso.
Logo após assassinar Laio, Édipo vai até uma cidade próxima, conhece uma mulher, se apaixona e casa. Essa mulher chama-se Jocasta, viúva de Laio, e por consequência, mãe de Édipo. Ao longo do tempo, Édipo ficou conhecido na região de Tebas por derrotar a esfinge que amedontrava a cidade. Édipo, adquiriu uma peste que assombrava a cidade, e resolveu ir até o Oráculo para uma outra consulta. Lá acaba descobrindo que havia matado o seu pai e se casado com sua mãe. Jocasta, sua mulher e mãe, ao descobri a história se suicida. Édipo, chegou a conclusão de que foi cego ao não perceber que sua mulher era na verdade sua mãe, resolveu se punir furando seus olhos.
Anterior a sua descoberta, Édipo teve filhos (dois meninos e duas meninas) com Jocasta.
REFERÊNCIAS
http://levitasm.blogspot.com/2008/05/mito-de-dipo.html
https://super.abril.com.br/cultura/edipo-rei/
https://filosofojr.wordpress.com/2008/09/30/o-mito-de-edipo-rei/
...