O Mito e Lenda
Por: Camilla_Nogueira • 17/9/2019 • Dissertação • 253 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
O mito possuí várias funções, entres as quais destacam-se: a explicação, que visa criar justificativas para eventos do mundo atual, usando eventos passados; organização, que possuí a função de determinar as permissões e proibições da sociedade; e a compensação, que tem por objetivo compensar a humanidade por suas perdas.
Porém, com o tempo, o mito e a filosofia passaram a coexistir de maneira saudável, e mesmo chegando a se completar com passar dos anos, à medida que a própria filosofia começou a ser considerada uma ciência.
Além disso, o mito tem a função de tornar algo público por meio de uma narrativa marcante, que chame a atenção e desperte o interesse das pessoas.
Muitas vezes, o mito é usado, também, para designar crenças ou convenções que são usadas no dia a dia mas não têm fundamentos corretos ou aprofundamento científico.
Diferencia-se da filosofia ao afastar-se da razão e buscar explicações no simbólico e no sagrado. Acontecimentos reais podem ser mitificados caso a cultura permita e a comunidade agregue a simbologia necessária para isso. Mito não é o mesmo que lenda.
Por causa de seu conteúdo, diferentes tipos são distinguidos: mitos teogônicos (que tratam da origem dos deuses); mitos de criação (origem do mundo); antropogônicos (origem do homem); mitos do paraíso (relação da vida humana com as leis supratemporais); mitos soteriológicos (economia de ação da divindade) e mitos escatológicos (lidar com o fim do mundo).
o trabalho fala sobre a diferença entre o mito e a lenda, e também sobre o mito do passado e o mito do futuro
...