O Mundo de Sofia
Por: bia-ansaloni • 13/7/2016 • Bibliografia • 441 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
O mundo de sofia
*Sofia era uma menina que tinha cerca de quinze anos de idade e que morava com sua mãe e seu pai porem o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. Em um diabelo, quando voltava da escola, encontrou com dois pequenos envelopes brancos, não simultaneamente. Cada um deles continha uma indagação e elas levaram Sofia a refletir sobre a vida e a origem domundo. Também recebeu um cartão-postal que deveria ser entregue a uma pessoa que ela nem conhecia e a qual o nome era Hilde.
Sofia foi pensar e refletir sobre os envelopes em um esconderijo no jardim desua casa. Para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o jardim do Éden mencionado na Bíblia.
A cartola
*Neste capitulo sofia recebeu uma carta escrita “ Curso de filosofia” e depois dai começou a fazer o “curso “ .
Durante o curso o filosofo usou um exemplo que achei muito legal o do coelho:
Resumindo: um coelho branco é retirado de uma cartola, como é um coelho enorme este truque leva bilhões de anos para acontecer. O livro da um exemplo que na ponta dos pelinhos nasce todas as crianças ,mais na medida que envelhecem ,elas vão afundando para os pelos do coelho e por ali ficam acomodados mais os filósofos estão na ponta dos pelos também tentando chamar a atenção das outras pessoas para perceber oque eles percebem e sair do mundo sensível
Isso foi muito legal porque para quem ler este capitulo com atenção e entende acaba tentando sair do mundo sensível e se questionando mais das coisas.
Os mitos
* Neste capitulo Sofia leu sobre a visão mitológica do mundo. Os mitos surgiram da necessidade do homem justificar fenômenos como o crescimento das plantas, as chuvas, os trovões, etc. Tudo que ocorria aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses. Dessa maneira, secas, epidemias e outras coisas ruins eram reflexo de que as forças do mal triunfavam sobre as do bem e o inverso ocorria quando havia fartura e riqueza.
*Por volta de 700 a.C. Homero e Hesíodo registraram por escrito boa parte da mitologia grega. Isso foi importante, pois agora era possível questioná-la. Xenófanes foi um filósofo crítico em relação aos mitos pelo fato de seus representantes terem sido criados à imagem e semelhança das pessoas.
E.E professora Beatriz Lopes
Fichamento
Thamires Viana Dos Santos
Nº32 serie 1° turma H
São Paulo
Junho/2016
E.E professora Beatriz Lopes
Fichamento de texto para composição
De um instrumento de avaliação (04) para Disciplina de filosofia.
...