O PROFISSIONAL E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Exames: O PROFISSIONAL E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Neurariss • 7/7/2014 • 283 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
TRABALHO DE ÉTICA - CAPÍTULO 8
O PROFISSIONAL E O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Este capítulo trata do código de ética do profissional contábil: é ‘a carta de intenções’ desta classe profissional, conceituando alguns dilemas éticos enfrentados por contabilistas nas esferas do dever, do direito, da justiça, da responsabilidade, da consciência, da vocação e profissão.
a. Dever: obrigação de oferecer, realizar ou omitir algo diante do direito de alguém, como prestar o serviço dentro de padrões de qualidade e prazo determinado.
b. Direito: é a contrapartida do dever. É tudo o que a pessoa pode exigir de quem lhe deve. Direitos pressupõe limites claros: dos direitos próprios e direito dos outros. O desequilíbrio nesta relação de direito e deveres podem tornar a situação perigosa e difícil de controlar: ‘o direito de uma pessoa vai até que começo o direito da outra’.
c. Justiça: viabiliza uma pessoa a possuir de maneira justa (sem forçar nem afrouxar) o que lhe é de ‘direito’ num relacionamento acertado entre as partes.
d. Responsabilidade: realizar uma atividade dentro dos parâmetros acertados de direito e dever, sendo ela em relação à própria pessoa ou no sentido social. Implica em responsabilidade de capacitação continuada no sentido de acompanhar as mudanças da profissão no decorrer do tempo.
e. Consciência: é o juiz interno que motiva a tomada de decisão. Resulta do entendimento de cada pessoa tem de sua vida na interação com os demais e seu entorno.
f. Vocação: trata da aptidão que uma pessoa possui em relação a uma determinada profissão, o que a impele a trabalhar com mais dedicação, pois trabalha com algo que lhe agrada.
g. Profissão: é a atividade qualificada da pessoa, a qual lhe permite meios de subsistência (profissão está relacionada a uma grau maior de qualificação do que uma simples ocupação).
...