O Que é Filosofia?
Artigos Científicos: O Que é Filosofia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunus • 16/4/2014 • 389 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
O que é filosofia?
Vamos iniciar o nosso curso de fundamentos da filosofia propondo e tentando resolver algumas das questões principais desse curso.
A filosofia é, de imediato, algo que o homem faz, que o homem tem feito. O que primeiro devemos tentar, pois, é definir esse fazer que chamamos filosofia. Deveremos, pelo menos, dar um conceito geral da filosofia, e talvez fosse a incumbência desta primeira lição explicar e expor o que é a filosofia. Mas isto é impossível. É absolutamente impossível dizer de antemão o que é filosofia. Não se pode definir a filosofia antes de fazê-la, como não se pode definir em geral nenhuma disciplina, antes de entrar diretamente no trabalho de fezê-la.
Uma ciência, uma disciplina, um fazer humano qualquer, recebe seu conceito claro, sua noção precisa, quando já o homem domina este fazer. Só se sabe realmente o que é filosofia quando se é realmente filosofo.
O que quer dizer ser filosofo? Isso quer dizer que a filosofia, mais do que qualquer outra disciplina, necessita ser vivida. Necessitamos ter dela uma vivencia. Esse termos vivencia significa o que temos realmente em nosso ser psíquico, o que é real e verdadeiramente estamos sentindo,tento, na plenitude da palavra ter.
O sentido da palavra filosofia
A palavra filosofia é formada pelas palavras Gregas philos e Sofia, que significam amor a sabedoria. O filosofo é o amante da sabedoria. Porem, após o período pré-socratico, a filosofia deixa de exercer uma tarefa de amor e passa a ser a própria sabedoria.
Aqui nós já sinalizamos o problema a ser levantado: afinal a filosofia é o saber? Se for em que classe de possíveis saberes ela se encontrar? E porque há várias classes de saber? Será que existe um tipo de saber o qual adquirimos sem que haja esforço para adquiri-lo?
Desse modo, a filosofia trata de problemas conceptuias e não formais. Como a matemática, a filosofia não é uma disciplina empírica, isto é, não se trata de problemas que se possam resolver pela observação ou experimentação. Assim, a filosofia não é uma disciplina como a física ou a história, que são disciplinas empíricas. Contudo, ao contrário da matemática, a filosofia não se ocupa de problemas que possam resolver-se por meio de provas formais. Os problemas da filosofia só podem ser resolvidos por via da discussão racional cuidadosa e sistemática.
( Paulo Marcos)
...