O Que é Filosofia?
Monografias: O Que é Filosofia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Emilua • 2/9/2014 • 440 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
O QUE É FILOSOFIA?
“A DECISÃO DE NÃO ACEITAR COMO NATURAIS, ÓBVIAS E EVIDENTES AS COISAS, AS IDEIAS, OS FATOS, AS SITUAÇÕES, OS VALORES, OS COMPORTAMENTOS DE NOSSA EXISTÊNCIA COTIDIANA; JAMAIS ACEITÁ-LOS SEM ANTES HAVÊ-LOS INVESTIGADO E COMPREENDIDO.” (Marilena Chauí)
QUAL A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA?
PRECISAMOS DO PÃO, DO AMOR, DO CUIDADO. MAS SENTIMOS NECESSIDADE DE DESCOBRIR QUEM SOMOS E POR QUE VIVEMOS.
COMO SURGIU O UNIVERSO, A TERRA, A VIDA.
‘O MELHOR MEIO DE SE APROXIMAR DA FILOSOFIA É FAZER PERGUNTAS FILOSÓFICAS.’
O QUE É FILOSOFIA?
Rita Foelker
Não se ensina filosofia, ensina-se a filosofar.
Kant
Mesmo os filósofos discordam sobre a natureza e os propósitos da Filosofia, então, vamos colocar de um jeito que se ajuste às diferentes interpretações, capturando a essência do conceito.
Para entender o que é Filosofia, é importante entendermos como ela surgiu.
A filosofia surgiu na Grécia Antiga com o propósito de libertar o pensamento de suas bases míticas, para dar à vida explicações diferentes daquelas que dependiam de deuses e supertições. Era uma atividade dos homens sábios (philos = amigo ou amante; sophia = sabedoria) que se punham a pensar sobre conceitos estabelecidos, buscando novos entendimentos.
Ou seja, a Filosofia tem início quando não mais consideramos as coisas como certas, passando e formular questões sobre elas e a procurar respostas.
Faz-se Filosofia colocando perguntas, propondo idéias, argumentando e pensando em possíveis argumentos contrários, procurando saber como funcionam realmente os conceitos, para chegar mais próximo da verdade. Seu objetivo é avançar no conhecimento da vida e de nós mesmos.
A atividade filosófica (e conseqüentemente, a atitude filosófica) se caracteriza pela busca de sentido mais profundo da realidade, transformando uma simples experiência ou idéia num "saber" sobre a experiência e a idéia.
O que o filósofo mais faz é refletir (refletere = voltar sobre), repassando suas experiências e suas idéias para entendê-las melhor e para confirmá-las.
A Filosofia nasceu para que, usando a razão 'natural', nós pudéssemos discutir, desenvolver e aplicar critérios de julgamento, a fim de avaliar o valor de verdade do conteúdo das nossas crenças e a validade, ou a legitimidade das normas, hábitos e costumes que regulam as nossas ações e comportamentos. Temos crenças e em função delas agimos. Filosofamos para avaliar o quanto nossas crenças são sólidas e o quanto nossos comportamentos são justificáveis.(1)
Esta atividade é favorecida pelo diálogo filosófico, onde pessoas com pensamentos diferentes se encontram e buscam, com método, investigar a verdade sobre um tema ou assunto.
Nota:
1. Cunha, José Auri. O conceito de pessoa na comunidade dialógica de investigação. Transcrição da palestra proferida na Mesa-Redonda 'Racionalidade, Ética
...