O SISTEMA HEGELIANO: PRESSUPOSTO PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE HOMEM
Por: lucasalvess • 8/3/2022 • Trabalho acadêmico • 856 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
QUESTÃO DE FUNDO
A questão antropológica remete-nos a uma reflexão ao mesmo tempo apaixonante e complexa. Se olharmos para o conjunto de entes que compõe o universo damo-nos conta que todos eles participam do ser, todos eles são de facto existentes. Desde a pedra ao cavalo, das montanhas aos rios, da folha de papel a nossa frente as cadeiras que nos assentamos, o próprio homem, etc,. De todos estes entes podemos dizer que existem, que estão aí, que se nos apresentam como dotados de certas propriedades captáveis pelos sentidos. Não obstante esta característica comum a todos os seres, facilmente conseguimos constatar que de facto o homem constitui um ponto a parte no conjunto dos seres. O homem é o único ser que tem consciência de sua existência e pode reflectir a volta dela. Ele é um ser privilegiado, pois é dotado da faculdade da razão, da autoconsciência, da vontade, liberdade, etc. Ao mesmo tempo é um ser bastante complexo, que se apresenta a si mesmo como um mistério, como um enigma por resolver. Quem é o homem! Eis a grande questão. Esta é grande máxima interrogativa que nos interpela, e que precede a todas as outras em ordem de importância, urgência e gravidade. Esta questão não se refere a algo fora de nos para que nos possamos manter indiferentes, pois envolve toda a nossa vida, o nosso ser, a nossa origem, o nosso destino ultimo. Toda a nossa existência depende das respostas que podemos assumir em face de esta interrogação, seja as opções que tomamos no dia-a-dia, as decisões que tomamos nas relações com os outros e com o mundo. Esta é a grande interrogação antropológica e servira de fio condutor de toda a nossa reflexão.
As respostas a estas questões não podem ser, portanto, arbitrarias e desconexas, frutos de caprichos e inclinações pessoais mas devem procurar captar a verdadeira realidade do ser do homem. É assim que as respostas a estas interrogações ser-nos-ão oferecidas pelo idealismo hegeliano, corrente filosófica surgida na primeira metade do século XIX na Alemanha. Com o hegelianismo chega-se a afirmação de toda a realidade como proveniente e dependente da ideia. Portanto, se é a ideia o principio de todas as coisas quem será então o homem. Que lugar ocupa no grande universo proveniente do Espirito Absoluto. Para a compreensão das posições tomadas po Hegel acerca do homem faz-se necessário como ponto de partida a analise de todo o seu sistema, pois este só pode ser compreendido como um todo organizado onde não podemos abordar uma questão sem fazer referencia a outra.
O SISTEMA HEGELIANO: PRESSUPOSTO PARA A COMPREENSÃO DA CONCEPÇÃO DE HOMEM
Para Hegel a filosofia deve descrecever o devir do espirito, o seu desdobramento em formas sucessivas, graças as quais adquire consciência de si mesmo como constituindo a realidade univerasal. Este desenvolvimento do absoluto é dialectico; a manifestação e a ultrapassagem das varias formas do pensamento, que se confunde com o ser, resultam de contradições. Cada momento deste desenvolvimento traz em si a sua própria negação, tornando-se assim na sua antítese: a síntese faz desaparecer faz desaparecer a contradição assim surgida, retendo o que os pontos de vista opostos tinahm de validos. Por sua vez a síntese é o germen de um novo progresso dialectico. O processo dialectico é ontológico e universal: não diz
...