O Surgimento da Filosofia
Por: RaySilver • 21/6/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 501 Palavras (3 Páginas) • 142 Visualizações
Surgimento da Filosofia
A origem da filosofia se deu no fim do sec. VII e o início do sec. VI A.C. Iniciada na Grécia Antiga, como uma nova forma de produzir conhecimento, fundamentada pelo pensamento racional. Insatisfeitos com os mitos e a religião, que eram as únicas maneiras de o homem explicar a natureza e a sua própria realidade, começaram a se questionar e refletir sobre qual seria a verdadeira realidade, começando a dar os primeiros passos para fora da “caverna”, onde se encontravam na total escuridão para ir em direção da clareza que o conhecimento traz.
Com o surgimento da Filosofia, o desenvolvimento do pensamento racional foi impulsionado pela disseminação de novas ideias, considerada a primeira ciência, trouxe a noção de experiência e razão com a capacidade de observação com diversas ramificações e linhas de estudos.
Metafísica: O que existe?
Este ramo do conhecimento filosófico investiga a natureza
fundamental da realidade.
Ontologia: O que é o ser?
Se preocupa com o estudo da natureza do ser.
Epistemologia: O que pode ser conhecido?
Trata-se do estudo do conhecimento, investiga a natureza
Fundamental das relações cognitivas (o conhecimento).
Lógica: O que é um bom raciocínio?
A lógica busca estabelecer os princípios do raciocínio válido.
Ética: Como se deve viver?
Estuda a natureza fundamental dos valores e da moral.
Estética: Feio ou belo?
Reflete sobre questões ligadas à arte, valores, como o belo e o feio e o sentimento que a arte desperta nas pessoas.
A reflexão filosófica segue algumas características, como:
Radical- conceitos fundamentais (base). Procura investigar a raiz dos acontecimentos, seus fundamentos e os valores originais dos fatos. Portanto, é uma reflexão com profundidade;
Rigoroso-coerência método explicitado, linguagem rigorosa. Segue um método adequado ao fenômeno de estudo, com rigor metodológico;
De conjunto- ela analisa as questões de forma global, visa a totalidade. Considera os fenômenos no conjunto dos fatos e valores, relacionando-os entre si e ao contexto histórico em que são produzidos.
Clarificação- processo de reflexão racional.
Justificação- métodos e profundidade da análise, que está relacionada com as razões que os filósofos explicitam para que as pessoas acreditem que suas alegações são verdadeiras.
A Filosofia na administração
A reflexão filosófica é fundamental para a atuação profissional do administrador porque esta profissão é muito mais do que uma mera aplicação de técnicas de gestão. O administrador é o responsável por tomar decisões de maneira ética e justa no direcionamento da organização.
MISSÃO- Se refere ao presente, a forma de comportamento, obrigação e dever a cumprir de uma organização.
VISÃO - O que a empresa aspira a ser, uma imagem compartilhada para guiar sua direção para o futuro.
VALORES- São convicções claras que a empresa defende, um conjunto de princípios que orientam a ação das pessoas que agem em nome da organização.
A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem. Por esse motivo a missão, visão e valores é definida como base para o planejamento estratégico de uma empresa praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso em seu negócio.
...