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O TRABALHO

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  504 Visualizações

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Questões de filosofia

1

Sobre  o Racionalismo podemos afirmar.

I – O Racionalismo foi criado por Descartes.

II – O Racionalismo foi criado por Locke.

III – O Racionalismo defende o Inatismo.

IV – O Racionalismo se explica pela Tábula Rasa.

V – Para o Racionalismo tudo se explica pela razão.

  1. (   ) As questões I, II, e III estão corretas.
  2. (   ) As questões I, III e IV estão corretas.
  3. (   ) As questões I, II e V estão corretas.
  4. (   ) As questões I, III e V estão corretas.
  5. (   ) As questões II, III, e IV estão corretas.

2

Assinale a alternativa CORRETA sobre o EMPIRISMO.

  1.  O Empirismo foi criado por Locke e defende o inatismo como forma de explicação para suas teorias experimentalistas.
  2.  O Empirismo foi Criado pro Descartes e defende a existência da “tábula Rasa”.
  3.  No empirismo coloca-se a primazia da experiência como forma de explicação científica.
  4. Bacom o criador do empirismo defende o inatismo.
  5.  Nenhuma das respostas acima.

3

Assinale a alternativa INCORRETA.

  1.  Kant procurou fazer a junção entre o empirismo, o existencialismo e o racionalismo.
  2.  Temos Kant como o responsável pela transição da modernidade para a contemporaneidade.
  3. Kant defende a coexistência entre o Racionalismo e o Empirismo.
  4. Dentre os dois tipos de conhecimento, o Racionalismo e o Empirismo Kant defende a primazia do Racionalismo pois, estes são os denominados Juízos sintéticos a priori.
  5. Kant apregoa q a minha liberdade termina onde começa a do outro.

4

MARX, K. O capital, Livro I, O processo de produção do Capital [Vol. II]. Trad. De Reginaldo Sant.Anna. 11.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1987, p. 672.

De acordo com o filósofo alemão, a condição do trabalhador na economia capitalista clássica é

I . de realização plena da sua capacidade produtiva, alcançando a autonomia financeira e a satisfação dos valores existenciais tão almejados pela humanidade, desde os primórdios da história.

II . de alienação, pois os trabalhadores possuem apenas sua capacidade de trabalhar, que é vendida ao capitalista em troca do salário, por isso, a produção não pertence ao trabalhador, sendo-lhe estranha.

III . de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social, liberto graças à divisão do trabalho, que lhe permite o desenvolvimento completo de suas habilidades naturais na fábrica.

IV . de coisa, isto é, o trabalhador é reificado, tornando-se mercadoria, cujo preço é o salário, ao passo que as coisas produzidas pelo trabalhador, na ótica capitalista, parecem dotadas de existência própria.

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.

A) II e IV

B) I e II

C) II e III

D) III e IV

E) I e IV

5

Em relação ao positivismo podemos assegurar categoricamente.

  1.  August Comte afirma que o papel da ciência é de dúvida onde, gera um conhecimento que pode levar a uma sociedade melhor organizada através da religião.
  2.  O positivismo se tornou no final tão inegavelmente categórico que acabou por criar uma sociedade extremamente organizada em prol do bem comum.
  3.  Ordem, progresso e amor são as bases do positivismo, em sua visão progressiva de sociedade partindo da estrutura religiosa para a metafísica e, gerando finalmente a sociedade científica.
  4. A religião social prega a necessidade humana de um Deus que organize sua vida

e) O positivismo é uma teoria que defende uma visão de progresso       inevitável que gera necessariamente uma sociedade perfeita organizada a partir de da religião.

6

“A existência governa e precede a essência” Sartre. Sobre o Existencialismo podemos Afirmar

  1.  Conformação às situações que encontramos no mundo e que nos determinam.
  2. Quando Sartre afirma que o homem “nada mais é do que a sua vida”, ele está dizendo que todos são iguais na indeterminação de seus atos e que, portanto, é indiferente ser responsável ou não pelas ações praticadas, pois ele não detém seu destino.
  3. circunstâncias que nos determinam e nos impedem de fazer escolhas.
  4. significa que é o homem aquele que cria toda a realidade possível e imaginável, que o homem é o ser que cria o mundo todo a partir de sua existência.
  5. A sua existência é crucial em sua vida, é uma junção de sua essência com sua existência.

7

Considere a reprodução abaixo, do quadro do pintor René Magritte intitulado A Traição das Imagens:[pic 1]


A tradução para o português do texto presente no quadro é: “Isto não é um cachimbo”.

Acerca do quadro de Magritte, o filósofo Michel Foucault teceu as seguintes considerações:

“Ora, o que produz a estranheza dessa figura não é a ‘contradição’ entre a imagem e o texto. Por uma boa razão: não poderia haver contradição a não ser entre dois enunciados, ou no interior de um único e mesmo enunciado. Ora, vejo bem aqui que há apenas um, e que ele não poderia ser contraditório, pois o sujeito da proposição é um simples demonstrativo. Falso, então, porque seu ‘referente’ – muito visivelmente um cachimbo – não o verifica? Mas quem me dirá seriamente que este conjunto de traços entrecruzados, sobre o texto, é um cachimbo? Será preciso dizer: meu Deus, como tudo isto é bobo e simples; este enunciado é perfeitamente verdadeiro, pois é bem evidente que o desenho representando um cachimbo não é, ele próprio, um cachimbo? E, entretanto, existe um hábito de linguagem: o que é este desenho? É um bezerro, é um quadrado, é uma flor. Velho hábito que não é desprovido de fundamento: pois toda função de um desenho tão esquemático, tão escolar quanto este é a de se fazer reconhecer, de deixar aparecer sem equívoco nem hesitação aquilo que ele representa”.

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