O VALOR ABSOLUTO DO INDIVÍDUO É DADO DA REVELAÇÃO CRISTÃ
Por: jllc • 25/6/2020 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 229 Visualizações
1) -“O valor absoluto do indivíduo é dado da revelação cristã”.
Na busca contínua de se conhecer, o homem encontra-se sempre em uma atribuição a algo transcendente. Isso explica que, mesmo com todas as explicações já obtidas a cerca da pessoa, com suas mais variadas definições, o homem não encontra nas palavras objetivas nem subjetivas uma definição que o alivie de sua eterna liberdade e de sua capacidade de encontrar a verdadeira resposta sobre sua existência.
- “O homem supera todas as coisas que o cercam”.
Com o passar dos anos, devido à curiosidade e a busca do homem pelo conhecimento, criou-se vários instrumentos com finalidade de facilitar a vida humana. Esses instrumentos permitiram que o homem “tomasse posse” do mundo, podendo utilizar os recursos naturais a seu favor, inclusive domesticando animais e organizando as pessoas em grupos de maneira organizada, com leis e regras.
- “A vida da pessoa é a busca até a morte de unidade pressentida, cobiçada e que não se realiza nunca”.
Mesmo sabendo que não é possível encontrar todas as respostas desejadas, da forma que queremos, nunca deixamos de procurá-las e buscá-las incessantemente.
-“A pessoa não se constrói sem risco: ela pode fazer-se mas também desfazer-se”
Nós, como seres humanos, temos a liberdade de escolher sobre as situações que se apresentam em nossas vidas. Nessas escolhas, corremos um risco. Porém, mesmo já tendo escolhido, ainda podemos voltar e escolher novamente, o que nos proporciona um crescimento individual.
- “A pessoa é um ser concreto”
Essa frase nos faz refletir. Se fossemos concretos, já estaríamos em nós mesmos, e isso não acontece. Estamos num contínuo processo de formação da qual precisamos nos achar e nos fazer ser, e não somos concretos sem a relação com o mundo que nos cerca e nem com nossa própria consciência.
2) - “O valor absoluto do indivíduo é dado da revelação cristã”.
Nosso grupo achou primeiramente interessante o fato da necessidade que o homem tem de definir o que ele é não se contentando apenas em ser. Ele quer saber por que e para quê está aqui e quem o pos neste mundo. Por isso, busca incessantemente o ser divino a quem deve atribuir esse papel.
- “O homem supera todas as coisas que o cercam”.
O homem só se torna homem quando está em relação com o meio que convive. Esse aspecto é o que vários filósofos consideram importante e para o nosso grupo também, pois, em nossa opinião, só é possível ser alguém no mundo se você é capaz de conviver com o que ele, e as pessoas que o habitam, lhe proporciona.
- “A vida da pessoa é a busca até a morte de unidade pressentida, cobiçada e que não se realiza nunca”.
O homem, até a morte dele, está sempre numa constante busca. Essa busca, nunca é suficiente para satisfazê-lo e ele termina, por muitas vezes, entrando em conflito com sua própria atividade de buscar, até que por fim tudo acaba e ele descobre que não é nada comparado ao mundo, que ele viveu por tanto tempo buscando um sentido e que agora este sentido já não é suficiente para evitar seu fim, ou seja, a morte.
...