O conceito de Reencarnação
Artigo: O conceito de Reencarnação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alan_Sommer • 1/10/2014 • Artigo • 233 Palavras (1 Páginas) • 268 Visualizações
Reencarnação significa a volta do Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, sem qualquer espécie de ligação com o antigo. Usa-se também o termo Palingenesia, proveniente de duas palavras gregas: Palin, de novo e Genesis, nascimento.
É uma ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos, segundo a qual uma porção do Ser é capaz de subsistir à morte do corpo.
Chamada consciência, espírito ou alma, essa porção seria capaz de ligar-se sucessivamente a diversos corpos para a consecução de um fim específico, como o auto aperfeiçoamento ou a anulação do carma. A reencarnação pode ser definida como a ação de encarnarem-se sucessivas vezes, ou seja, derivada do conceito aceito por doutrinas religiosas e filosóficas de que, na morte física, a alma não entra num estágio final, mas volta ao ciclo de renascimentos. Heródoto menciona esta doutrina como sendo de origem egípcia, sendo que nessa concepção a reencarnação se dava instantaneamente após a morte, passando a alma para uma criatura que estava nascendo (que poderia ser da terra, da água ou do ar), percorrendo todas as criaturas em um ciclo de três mil anos.
Platão já defendia a reencarnação em suas obras. Atualmente, este conceito é defendido por filosofias e religiões do mundo todo. É chamada também de transmigração da alma e metempsicose (esta última denominação é mais encontrada em filosofias orientais em que se admite que alma possa regressar em corpos de animais).
...