O conceito de existencialismo
Artigo: O conceito de existencialismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaperes • 16/9/2013 • Artigo • 826 Palavras (4 Páginas) • 660 Visualizações
Existencialismo
O dicionário Les Notions Philosophique (1990 p.923), o Dictionnaire Sartre (204 p.
176), Jean Wahl (1964) - outros grandes expoente do existencialismo francês, como
também Huisman (2001), por exemplo, Fazem distinção entre os termos e o uso
dos termos, indicando sempre uma dificuldade para a definição do Existencialismo.
Luijpen (1973) também indica o aparecimento dos termos fenomenologia existencial
e existencialismo fenomenológico (P.29) e Regis Jolivet (1957), também em estudo
especifico sobre o existencialismo, faz diferença entre três grandes grupos de autores
existencialistas e outros autores.
O que une então esses pensadores tão individualizados nas suas concepções filosóficas?
O que os une, e nisso concordam todos os autores é a concepção de uma filosofia “que
seja concebida e se exerça como analise da existência, desde que por “existência” se
entenda o modo de ser do homem no mundo. O existencialismo é assim caracterizado,
em primeiro lugar pelo fato de questionar o modo de ser do homem; e, dado que
entende este modo de ser como o modo de ser no mundo, caracteriza-se em segundo
lugar pelo fato de questionar o próprio “mundo”, sem por isso pressupor o ser como já
dado ou constituído. A analise da existência não será então o simples esclarecimento
ou interpretação dos modos como o homem se relaciona com o mundo, na suas
possibilidades cognoscitivas, emotivas e praticas, mas também, e simultaneamente, o
esclarecimentos e a interpretação dos modos como o mundo se manifesta ao homem
e determina ou condiciona a suas possibilidades. A relação Homem-mundo constitui
assim o tema único de toda filosofia existencialista. ( AABBAGNANO,1984 P.127-
O sentido de Ek-stase, dado por Aristotele, ainda segundo Beaufret, procura evidenciar
que a mudança é existência, isto é, saída de um estado para outro.
Este sentido de existência aponta para o sentido próprio da filosofia como existência
que se constitui enquanto um problema: “ o problema que o homem põe a si em torno
de si, é o ser próprio do homem como problema de si próprio”, afirma Abbagnano 1962
p.49. O que a de estranho no homem é que ele existe e é esta estranheza que mobiliza os
existencialista na sua reflexão sobre a existência.
Kierkegaard liga a sua crítica ao pensamento dominante na filosofia que coloca-se
frontalmente contra o domínio totalitário da razão, no qual a vida humana é dissolvida
em puros conceitos racionais e subordinadas a vida própria das ideias.
Afirma Sartre, “ por mais que se possa dizer e pensar sobre o sofrimento ele escapa ao
saber na medica em que é sofrido em si mesmo para si mesmo, onde o saber permanece
incapaz de transforma-lo” (1987. P. 116).
Para Kierkegaard o existencialismo é a expressão de uma experiência singular,
individual, pois existência é uma tensão entre o que o homem é e o que ele não é. E na
relação com o divino e através da fé, que Kierkegaard acredita que compreenderemos
melhor o peso desta falta do homem, falta perante um Deus para com o qual temos uma
Marcando
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