O conceito de ser humano e do mundo
Tese: O conceito de ser humano e do mundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: arvor • 27/10/2013 • Tese • 919 Palavras (4 Páginas) • 447 Visualizações
CONCEPÇÕES DE HOMEM E DE MUNDO
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação, sob orientação do professor
Acadêmicas:
Cascavel
2012
Concepções de homem e de mundo
Filosofia é a ciência, que estuda as primeiras causas para resolver os problemas pela raiz, é o não se contentar com as respostas e condições pré-estabelecidas que nos sejam impostas.
Assim como diz Rosana Madjarof (2011):
“Podemos definir a filosofia como a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida.”
Com o surgimento da filosofia, trouxe uma independência ao ser humano e ao mundo, ou seja, significou na conquista e manutenção da soberania politica e econômica, que pode ser absoluta e relativa.
É assumir uma postura crítica e investigativa diante do mundo, querer mudar a realidade em que vivemos proporcionando o bem estar de um conjunto, e não apenas buscar resolver o seu problema.
Ghiraldelli (2011) afirma:
“Filosofia é a desbanalização do banal, ou é a desbanalização do mundo.”
Aceitar uma condição que nos foi imposta como fome no mundo é muito simples e fácil, pensar que só os países ricos distribuírem um pouco aos demais não é filosofar, pois isso é algo simples pensado por muitos, ou diria até mesmo todos como uma solução. Filosofar vai além, vai investigar as causas em seu primórdio e a partir daí buscar uma solução concreta, buscando reconstruir a situação de forma que toda a condição mude a partir da causa.
A filosofia tem como objeto, o homem, pois nos encontramos em um mundo cercado de paradigmas, mitos e conceitos que muitas vezes nunca foram questionados, por isso a filosofia assume um papel de reflexão como afirma Sabryna Stelita Destefani.(2004):
“A filosofia não é um pensar qualquer, mas é uma reflexão.”
A necessidade que temos da filosofia se resume no fato de que ela permite ao homem questionar o mundo, discordar do comum, e poder ter seus próprios conceitos, sua própria filosofia de vida. A filosofia tornou-se essência do ser humano, é o ato de questionar, discutir, investigar e refletir, ela favorece a visão sobre o que parece ser certo, desnuda o que o senso comum estabelece como verdade.
A filosofia tira o homem da condição instintiva de agir como a massa de apenas seguir o já imposto, e de se tornar um ser pensante ativo e produtivo, algo que não é do interesse de nosso governo, sendo como exemplo disso o fato do governo estar propondo uma mudança no ensino médio deixando matérias essenciais para o “pensar” como matérias que eles chamam de “temas transversais”, que nada mais é do que diluir essas matérias juntamente com as outras deixando assim de trabalhar de forma correta os conteúdos, tirando o plano de carreira dos professores que assim passariam a ser todos “professores primários” tendo um piso salarial único.
Com a filosofia nós podemos reagir a tudo isso sem aceitar, debater e até propor melhorias mais eficazes que as lançadas pelo governo.
Paulo Freire (2000) afirma:
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
A filosofia é busca às respostas que favoreçam algumas atitudes que são:
* Constitue da atitude Crítica, uma característica negativa, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, ou seja, “ao que todo mundo diz e pensa”. Possue também, a característica positiva, que é uma interrogação sobre
...