Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano
Artigo: Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liniker • 28/9/2013 • Artigo • 319 Palavras (2 Páginas) • 688 Visualizações
Teoria de King
Uma estrutura conceitual de enfermagem baseada nos conceitos gerais do comportamento humano
KING desenvolve uma série de conceitos para o desenvolvimento de uma teoria de enfermagem. O foco central da estrutura desta teoria é o homem, o dinamismo do organismo humano, cujas percepções seletivas de objetos, pessoas e acontecimentos influenciam seu comportamento, sua interação social e sua saúde.
Os enfermeiros, como indivíduos, são uma parte integrante desta estrutura. Os enfermeiros como profissionais têm papéis a desempenhar em cada estágio do crescimento e desenvolvimento humano para ajudar os seres humanos a lidar com a saúde e a doença.
A abordagem foi orientada pela convicção de que, embora toda teoria esteja implícita na prática, a enfermagem ainda não é uma ciência. Uma ideia pessoal da autora é de tentar ver quais foram os fatores que permaneceram realmente, tanto no passado como no presente, como parte da enfermagem.
Quatro palavras-símbolos (sistemas sociais, saúde, percepção e relações interpessoais ) foram selecionadas e alguns conceitos foram desenvolvidos a partir destas quatro palavras. Os conceitos nos dizem o que observar e ajudam os enfermeiros na focalização e na seleção dos aspectos da realidade. A série de conceitos apresentados pela autora permite a descrição de situações de enfermagem e de processos de comportamento. O arcabouço conceitual de referência foi formulado para atingir diversos propósitos.
• O primeiro é uma maneira de pensar sobre o mundo real da enfermagem.
• O segundo sugere uma abordagem para selecionar conceitos percebidos como fundamentais para a prática de enfermagem;
• O terceiro mostra como um processo para desenvolver conceitos simboliza experiências dentro das situações de enfermagem no ambiente físico, psicológico e social.
As proposições são:
"A enfermagem é um comportamento observável, encontrado nos sistemas do cuidado da saúde na sociedade."
Os sistemas para o cuidado da saúde são sistemas sociais organizados para atender ou manter a saúde do povo ou restaurá-la, ou o cuidado do doente e na morte.
Pode-se obervar o processo de enfermagem no seguinte esquema:
...