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O idioma da música de doze tons

Tese: O idioma da música de doze tons. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

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A linguagem da música dodecafônica

Quando ela surgiu?

A música dodecafônica surgiu na década de 20, depois de um longo período romântico e quando a música erudita parecia esgotada e desgastada dentro de seus tons.

Quem a criou?

O compositor austríaco Arnold Schoenberg criou o dodecafonismo, pois buscava uma alternativa para o sistema tonal, que marcara época desde o século XVII.

Qual o repertório de sons?

O sistema consiste no uso das doze notas da escala cromática (a escala musical empregando todas as notas contidas em uma oitava – de dó a dó) de maneira equalitária, sem uma nota privilegiada como eixo ou pólo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como pólo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

Como eles podem ser combinados entre si?

No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras: série original; série retrógrada (a série original tocada de trás para frente); série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e retrógrada da inversão (a série invertida tocada de trás para frente). Todo o material de alturas utilizado em uma composição dodecafônica, seja melódico (estruturas horizontais) quanto harmônico (estruturas verticais).

Quem a introduziu no Brasil?

No Brasil, o dodecafonismo foi introduzido pelo compositor Hans Joachim Koellreutter.4 Foi amplamente utilizado no Brasil por diversos compositores como Guerra Peixe, Edino Krieger, Cláudio Santoro, José Penalva. O serialismo integral, por outro lado, foi objeto de estudo de Clodomiro Caspary em seu livro "Serialismo Integral - Parâmetros" além de ter sido utilizado em obras do referido compositor. Na música popular, um dos maiores nomes do estilo é o paranaense Arrigo Barnabé.

Quais as transformações pelas quais passou?

A música de nosso século passou por inúmeras transformações. No início do séc. XX, Debussy ainda usava os sons musicais para sugerir imagens de um modo similar ao das pinturas impressionistas. Suas harmonias, embora inovadores, não representaram um grande desafio para o público. Verdadeiro choque veio com o baléA Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Com seu ritmo violento e "martelente" causou um verdadeiro impacto no público durante sua primeira apresentação em Paris. Simultaneamente, Arnold Schoenberg desenvolvia o seu sistema musical dodecafônico, música de doze tons, no qual o sentido de uma tonalidade é eliminado.

Mais tarde, outros compositores adotaram este sistema, como Karlheinz Stockhausen.

Um movimento

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