O processo de globalização
Projeto de pesquisa: O processo de globalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juaoozilo • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.475 Palavras (6 Páginas) • 241 Visualizações
ESCOLA ESTADUAL ARACILDA CÍCERO CORRÊA DA COSTA
Globalização
ALUNO: Juão
PROFESSOR: Galiano
Paranaíba-MS, Dezembro de 2011.
Globalização
O Processo de Globalização
A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. Surgiu pela necessidade da dinâmica do capitalismo em formar uma comunidade global que permita maiores mercados para os países desenvolvidos, afim de que interagem e aproximem pessoas, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.
Tem origem no período mercantilista no século XV e durando até o século XVIII, com a queda dos custos de transporte marítimo, e aumento da complexidade das relações políticas europeias durante esse período em que ouve um aumento no fluxo de força de trabalho entre os países e continentes.Já em meio à Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalização das comunicações:as edições diárias de O Repórter Esso ,um programa jornalistico de radio de cinco minutos, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio, constituindo-se na mais ampla rede radiofônica mundial. O início da globalização moderna surgiu com o fim da Segunda Guerra mundial, onde as nações vitoriosas da guerra e as potências devastadas do eixo criaram mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras, para o bem do futuro da humanidade.
Efeitos Favoráveis e Desfavoráveis da Globalização
A globalização gera diversas consequências, algumas mais boas do que más,como o bem estar social, o crescimento da economia e a rápida interação entre pessoas.
A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, que permite o maior fluxo de troca de ideias entre pessoas em todo mundo.Tendo apenas como limitação as diferenças linguísticas, gente de todas as partes do mundo comunicam-se através das redes socias como o Orkut,Twitter,Msn, etc.Embora a comunicação por esse meio seja universalizada,alguns governos ou entidades religiosas que consideram que o acesso a informação é uma ameaça, acabam por limitar o acesso do cidadão, até mesmo as mídias de televisão e imprensa internacional para que eles não sejam influênciados pelos estrangeiros, como exemplo temos a China, que tem em torno de 923 sites de noticias mundiais bloqueados.
O aumento da qualidade de vida,através do acesso de tecnologias, como novos medicamentos, equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos. De 1981 a 2001, o número de pessoas vivendo com menos de US$1 por dia caiu de 1,5 bilhão de pessoas para 1,1 bilhão, sendo a maior queda da pobreza registrada exatamente nos países mais liberais e abertos a globalização.Na China, após a flexibilização de sua economia comunista centralmente planejada para uma nova economia socialista de mercado, e uma relativa abertura de alguns de seus mercados, a porcentagem de pessoas vivendo com menos de US$2 caiu 50,1%, contra um aumento de 2,2% na África sub-saariana. Na América Latina, houve redução de 22% das pessoas vivendo em pobreza extrema a partir 1981. Contudo mesmo com esses resultados animadores, os estudos da ONU indicam que isso ainda não é suficiente, uma vez que a pobresa e desigualdades sociais ainda existem.
Com a globalização surgiram as multinacionais que trouxeram a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandindo seu negócio até os mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, já que nesses países há mão de obra barata para execução dos serviços.
Concepção Ideológica da Globalização
A globalização,assim como outras ciências, tem diversas concepções que variam de acordo com o ramo em que é aplicada.
Para a sociologia a globalização é o processo pelo qual a vida social e cultural nos diversos países do mundo é cada vez mais afetada por influências internacionais em razão de injunções políticas e econômicas.
Na economia e na política, a globalização seria o intercâmbio econômico e cultural entre diversos países, devido à informatização, ao desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte, à ação neocolonialista de empresas transnacionais e à pressão política no sentido da abdicação de medidas protecionistas. Outra ideologia diz que seria uma espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e da quebra das fronteiras entre esses mercados ou a integração cada vez maior das empresas transnacionais, num contexto mundial de livre-comércio e de diminuição da presença do Estado, em que empresas podem operar simultaneamente em diferentes nações e explorar em vantagem própria as variações nas condições locais.
Efeito Neoliberalista no Brasil
Neoliberalismo são um conjunto de ideais políticos e econômicos que defende a separação do Estado na economia, através de propostas como: total liberdade do mercado; limitação da intervenção do Estado; privatização das empresas estatais; abertura comercial, reduzindo ou eliminando as taxas alfandegárias sobre as importações; total liberdade de ação aos capitais internacionais; eliminação de qualquer proteção ou
...