O que é Etica
Por: Emilio Máximo • 21/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.531 Palavras (7 Páginas) • 216 Visualizações
UNIPLAN
CENTRO UNIVERSITARIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EMILIO MÁXIMO ORTEGA ESCOBAR
CONDENSAÇÃO DO LIVRO: O QUE É ETICA
Brasília
2013
EMILIO MÁXIMO ORTEGA ESCOBAR
CONDENSAÇÃO DO LIVRO: O QUE É ETICA
Compêndio desenvolvido na disciplina de Ética, como parte de avaliação durante o segundo semestre.
Professora: Fabiana Borges
Brasília
2013
SUMARIO
OS PROBLEMAS DA ÉTICA 1
ÉTICA GREGA NTIGA 1
ÉTICA E RELIGIÃO 1
OS IDEAIS ÉTICOS 2
A LIBERDADE 2
COMPORTAMENTO MORAL: O BEM E O MAL 3
A ÉTICA HOJE 3
CONCLUSÃO 3
O que é Ética
Os problemas da Ética
É possível perceber no livro que o autor busca entender os problemas do estudo da ética, tanto gerais como específicos, enfatizando que seu estudo tem sentidos diferentes, que depende da visão de cada um. A ética também tem uma função descritiva, pois é preciso estuda-la, conhece-la de forma a entender de fato o que é ser ético.
A ética quando baseada na moral, capital ou ate mesmo nas relações interpessoais varia de acordo com a sociedade e o tempo em que ela se encontra. Alguns filósofos tentam explicar o que realmente é a ética, Sócrates foi o primeiro a questionar através de tradições gregas a compreensão da justiça das leis, enquanto Kant buscava uma ética universal, com igualdade para todos, e diante das ideias expostas por eles, foram criados diferentes discursos sobre a postura ética. Outro pensador muito importante foi Descarte, e sua proposta era de uma moral provisória, e que cuidando primeiro das questões teóricas, a questão pratica podiam ser resolvidas do jeito que desse.
Ética Grega Antiga
A reflexão da ética surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca absoluta da conduta. O grande sistematizador de Sócrates foi Platão, que colocava a felicidade como centro das preocupações, acreditava numa vida depois da morte, que não havia felicidade contemporânea. Para isso o homem tinha que ser virtuoso, justo, prudente e sábio. Platão foi alem de um grande filosofo, também foi um grande poeta.
Já Aristóteles a ética não é tão teórica, e sim mais pratica. Levava muito a serio a observação empírica, acreditava no que era real, podendo assim dizer que a ética aristotélica é finalista e eudemonista, marcada pelos fins que devem ser alcançados para que o homem atinja a felicidade.
Para Aristóteles, o pensamento é elemento divino e precioso, assim quem é sábio não precisa de muita coisa, ele valoriza a vontade humana, o esforço em busca dos bons hábitos.
Ética e Religião
O principio da religião grega esta relacionada com o conceito ético e moral, partindo do culto grego ás forças da natureza e a criação dos deuses. A religião grega era bastante naturalista, sendo deuses geralmente personificações de forças naturais como raio, força, inteligência e etc. A revelação de Deus não é meramente exposição teórica, mas sim é voltada para o aperfeiçoamento do home em busca do ser santo, como a imagem de Deus é santa.
Ludwig Feuerbch tentou traduzir a verdade da religião, numa antropologia filosófica que estivesse ao alcance de todos, e suas ideias influenciou as ideias marxistas. Outras visões aparecem como a determinista, a racionalista e positivista, que dialogam com as posturas religiosas em relação à ética.
Os ideais éticos
A busca por ideais éticos pode possuir diversas respostas, pois o objetivo principal dos principais filósofos era a busca da felicidade. Para Platão o ideal ético estava na busca teórica ou na pratica do bem, para Aristóteles estava na busca da felicidade, ambos tinha o mesmo objetivo em comum, a felicidade.
...