O que se entende por filosofia?
Ensaio: O que se entende por filosofia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cyndel • 24/2/2015 • Ensaio • 361 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Capítulo 01
1 – Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra?
Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita. Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia.
3 – O que moveu alguns gregos à Filosofia?
Através da insatisfação e do espanto, eles começaram a ver as coisas pela razão e perceberam que esta poderia ser conhecida por todos, transmitida e ensinada.
4 – Enumere os principais traços da Filosofia nascente.
•Tendência e racionalidade
• Recusa de explicações preestabelecidas
• Tendência à argumentação e o debate para obter respostas conclusivas
• Capacidade de generalização, síntese, semelhanças e identidades para diversas coisas.
• Capacidade de diferenciação - compreender as diferenças onde parece haver identidade ou semelhança. Análise.
5 – Que é a tendência à racionalidade?
A tendência a racionalidade significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão ou próprio pensamento deve conhecer as leis, regras, princípios e normas de suas operações e de seu exercício correto.
7 – Qual é a noção de conhecimento verdadeiro trazida pela Filosofia nascente?
Isto é os seres humanos não vivem nem agem cegamente, nem são comandados por forças extranaturais e misteriosas, mas instituem por si mesmos valores pelos quais dão sentido as suas vidas e as suas ações.
8 – Que significa afirmar que a razão e o pensamento operam obedecendo a leis, princípios e regras universais?
É a ideia de que, por sermos racionais, nosso pensamento é coerente e capaz de conhecer a realidade porque segue leis lógicas de funcionamento.
11 – Resuma os principais legados da Filosofia grega para o pensamento ocidental.
Tendência à racionalidade, recusa de explicações preestabelecidas, tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para as questões, capacidade de generalização e capacidade de diferenciação, isto é, de mostrar que fatos ou coisas que aparecem como iguais ou semelhantes são na verdade d
...