O que é filosofia?
Tese: O que é filosofia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosiane.abreu • 23/5/2014 • Tese • 639 Palavras (3 Páginas) • 216 Visualizações
Questões obrigatórias para o dossiê
1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?
R:Tem variadas características para se entender uma delas e de que ela não afirma ela questiona,pensar o que já esta pensado repensar faz gêneros da filosofia ela não tem uma determinada área objetiva estabelecida de padrões de estudo e sim ela abre espaço para questionamentos, trouxeram uma série de desenvolvimentos teóricos contrários em relação ao que se refere a validade do conhecimento através de conceitos e abstrações absolutas, isto é, afirmações universais ou leis gerais. As certezas decorrentes do pensamento clássico foram derrubadas, embora permaneçam como problemas sociais, econômicos e científicos, juntamente com formas novas de conflito e reivindicações concernentes à organização geopolítica e epistêmica do sistema-mundo contemporâneo.
2. Diferencie o homem e o animal.
R: Homem é diferente do animal e a grande diferença que há entre eles é a linguagem e o pensamento. Todos os seres vivos possuem inteligência e capacidade de comunicar, mas só o ser humano possui a linguagem e o pensamento.
Nós temos pensamento porque temos linguagem, ou seja, é necessária a linguagem para se pensar, é impossível pensar sem ter linguagem.
Um indivíduo que nasce incapaz de ouvir e ver não vai ter a possibilidade de aprender uma linguagem, o que leva a que ele não consiga ter pensamento nem consciência da sua existência.
O Homem nasce em branco, sem saber nada, enquanto que o animal nasce com instintos, sabendo fazer quase tudo o que poderá fazer mais tarde. Assim, o animal nasce e não tem tanta liberdade quanto o Homem, porque já nasce programado para fazer algo e não pensa em fazer o que faz, apenas segue os seus instintos, isto é, segue apenas o instinto biológico com que nasce.
Imaginemos um armazém onde são colocados vários biberões com leite. Nesse mesmo espaço são colocados um bebé e um cão, ambos com apenas algumas semanas de vida. Enquanto que o cão vai procurar alimento e eventualmente derrubar alguns biberões para obtê-lo, os bebês vai apenas chorar, visto que, para além de não se conseguir movimentar também não tem os instintos de sobrevivência que o cão já tem. A nossa vantagem em relação aos animais é que nós nascemos não sendo capazes de fazer nada podendo depois vir a fazer tudo. São a cultura e a sociedade que vão possibilitar a aprendizagem do Homem e há possibilidades em aberto, ou seja, quando um bebê nasce, não se sabe o que é que ele vai fazer no futuro ou que profissão vai exercer.
Enquanto que o animal tem apenas um lado biológico, o Homem tem um lado biológico, psicológico, social escultural’.3.
4.Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.
R:
5.Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)
6. a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.
UNIDADE 2
...