O que é filosofia?
Tese: O que é filosofia?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolllina • 28/9/2014 • Tese • 322 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Oque é filosofia? A filosofia conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos para buscarmos seus fundamentos. Ultrapassando as fronteiras da superficialidade para buscarmos as raízes de nossa forma de pensar e agir no mundo.
Filosofia do direito ? - É o resultado da atitude de pensar, crítica e metodicamente, o Direito. Nesse sentido oSer, aqui, é o Direito.
Qual e a utilidade da reflexão filosofica para o direito? A filosofia trás pro jurista o auto questionamento. O pq? oq? quando? onde? ensina interpretações de conhecimentos e dá a visão que o jurista precisa para analizar a aplicabilidade das normas jurídicas e morais.
Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique. Não. Tem-se filosofia política como estudo da reflexão positiva acerca de questões sociais ao bem comum, de interesse à sociedade de um modo geral, no que em nada corresponde ao termo “politicagem”, criado para representar os interesses individuais escusos em detrimento do social e coletivo.
Que tipo de libertade definida pelos antigospercebemos nessa entrevista? Liberdade segundo Platão e Aristoteles; Que todo bem individual está submetido há um bem maior, a cidade, "a poles" a verdade não existe, a verdade é inata.
1 - Na Ética a Nicômaco, Aristóteles observou que o homem só é feliz quando alcança a plenitude da sua essência racional. Com base em tal pensamento, a que tipo de liberdade Sandel se refere, na entrevista, ao mencionar que precisamos saber escolher. Justifique? O cidadão deve se manter informado sobre as questões públicas, debater com outros cidadãos sobre o bem comum, ajudá-los a formar as decisões deles. E o único jeito de deliberar sobre o bem da coletividade é encontrar, logo abaixo da superfície de nossas discordâncias políticas, os princípios importantes que temos em comum – justiça, equidade, liberdade, democracia. Temos de discutir quão diferentes são nossas concepções de justiça e liberdade, e essas questões são filosóficas.
...