O que é potência?
Seminário: O que é potência?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasdsr • 5/11/2014 • Seminário • 398 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
O que é potência?
Ter a capacidade de algo.
Pensar é ter a capacidade de refletir -> Refletir leva a questionar ->Questionar leva a atitudes críticas -> isso leva ao ser, ao eu -> fazem-nos pensar na família, sociedade e governo.
Característica da filosofia:
A) Visão de mundo;
B) Sabedoria de vida;
C) Esforço racional;
D) Fundamentação crítica.
“Não se aprende filosofia, se aprende a filosofar”. Kant
As filosofias do século 18, principalmente a do iluminismo, influência os novos pensadores do século 19. Nesse mesmo século, um movimento denominado romantismo buscou conciliar a racionalidade formal do passado com as emoções. Isso pode ser visto nas obras literárias, há emoções e uma dose de racionalidade, e não somente emoção, igualmente se tem quando se é jovem e faz poemas sem métricas, etc. é oposta ao realismo, que tinha como característica a denuncia das mazelas sociais.
Jeremy Bentham
Utilitarismo: Algumas das características do utilitatismo são:
Moralidade e ação: Não se interessa pela moralidade, e sim na ação.
Principio da agressão o Saldo: Se for necessário sacrificar algumas pessoas para o bem estar da maioria, está ação é boa.
Marxismo
é o conjunto de ideias filosóficas, econômicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels
Defende a ideias de um estado, que não seria um estado pq não existiria estado no comunismo, que foi influenciado por Karls Marx; Defende a ideia de igualdade, o trabalho seria para o bem estar geral , e não para si próprio como ocorre no capitalismo. Também defende a ideia de um local sem hierarquia, sem classes sociais. Tudo seria decidido democraticamente, com a participação de todos.
Pragmatismo
Para o pragmatismo estudo só se justifica caso tenha alguma utilidade social, mesmo que a longo prazo, mas dando preferência ao que tiver utilidade imediata. E, ao mesmo tempo, defende que uma teoria só pode ser comprovada pelas suas evidências práticas, tendo assim semelhanças com o empirismo.
atos de qualquer pessoa somente são verdadeiros se servem à solução imediata de seus problemas.
Um outro exemplo de pragmatismo:
uma religião só é boa quando tiver como consequência indivíduos mais generosos, pacíficos e felizes. O que torna verdadeira a afirmação de que ela é boa são suas consequências. E a filosofia deve estudar o que faz gerar essas consequências e como usá-las para tornar a sociedade um lugar melhor. William James e Francis Schaeffer
Idealismo aleão
Defende a teoria de que conhecemos apenas as nossas ideias, a representação do mundo e a nossa consciência. hegel
...