OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS
Por: Tiego Pinheiro • 27/11/2016 • Resenha • 876 Palavras (4 Páginas) • 2.087 Visualizações
UNIVERSIDADE NILTON LINS
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA
FILME OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS
ERIS DA SILVA SANTANA – 14002824
JOEL DE PAULA BEIRA MAR JUNIOR - 14005047
TIEGO GUIMARÃES PINHEIRO - 14002026
MANAUS - AM
2014
RESUMO
Os Deuses Devem Estar Loucos é um filme que foi lançado em 1981, escrito e dirigido por Jamie Uys. Conta a história de Xi, um bosquímano que vive no deserto do Kalahari, no Continente Africano, onde vivem em uma sociedade primitiva, onde não tem leis, polícia e nem chefes, onde passa nove meses sem chover. Para beberem água, usam plantas para colher do orvalho durante a noite e beber pela manhã. Aproveitam tudo do animal que matam para se alimentar, povo meigo, não castigam e nem batem em suas crianças, um povo sem maldade, vivendo isolado do mundo civilizado. A característica que torna os bosquímanos diferente das outras raças é o fato de não terem senso de posses.
Há 60 milhas havia um outro modo de vida, porem civilizado. Uma cidade, com o qual nunca mantiveram contato, pois não imaginavam que tal sociedade existisse. Viviam tranquilamente com sua vida rotineira, Não tinham com o que se preocupar até que um dia, um piloto jogou uma garrafa de vidro de coca cola pela janela do avião, deixando o povo intrigado pois nunca haviam encontrado nada parecido, imaginando eles que seria um presente que os Deuses haviam enviado para eles. Acharam várias utilidades para a garrafa em relação aos seus deveres durante o dia, porem como só havia uma, todos queriam utilizar ao mesmo tempo, surgindo assim sentimentos de egoísmo, raiva, ciúmes e violência, até então desconhecido para o povo. Na sua inocência queriam que os Deuses levassem de volta a coisa maligna. Xi Tentou desfazer-se da garrafa enterrando-a. Houve uma profunda tristeza entre a tribo pois já estavam muito acostumados com a garrafa. A garrafa foi reencontrada, levando a um novo conflito. Após uma discussão pacifica, Xi Decidiu que levaria a garrafa maligna ao “fim do mundo” Começando a história de sua viagem.
Em Botswana, País dentro dessa viagem, Xi conheceu muitas coisas, coisas que ele pensava não existir, como carro. Sua história se mistura com a de um biólogo, uma professora e um mecânico nativo. Xi Tem seu primeiro contato com uma pessoa civilizada, uma mulher que ele a vê como a coisa mais feia que já tinha visto e imaginou que fosse uma Deusa, pretendendo assim entregar a garrafa a suposta Deusa alegando que a mesma só havia trazido tristeza a sua tribo. O biólogo e o mecânico recusaram Jogar a garrafa fora, deixando Xi muito decepcionado, fazendo imaginar que eles não são Deuses, pois não era justo deixar que ele tivesse que jogar a coisa maligna fora.
Dias a caminhar e Xi avistou uma fazenda, porém não sabia que tinha um dono, pois no seu habitat, tudo era de todos. Matando uma cabra, foi preso e levado a julgamento, sem ter noção do que estava acontecendo. Foi condenado a 3 meses de prisão. Não chegou a cumprir toda a pena, pois foi solto pelo biólogo, para cumprir o resto da pena trabalhando para o mesmo.
Um grupo de rebeldes sequestraram as crianças e a professora. Após ajudar no desfecho do sequestro, Xi continua sua jornada ao fim da terra. Encontrando um abismo em meio a nevoas, deduzindo ser esse o final da terra, jogou a garrafa e voltou para a sua tribo.
...