TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oncologia

Seminário: Oncologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Seminário  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

OPNIÃO: Toda ontologia é necessária uma formação de metodologias , para sua construção e manipulação , portanto podemos concluir neste objeto de estudo , que a ontologia é O conceito em ontologia compõe desde as classes, mais gerais, até as instâncias. Mesmo as relações (propriedades e atributos das classes) são basicamente conceitos que caracterizam e completam o sistema terminológico da ontologia.

A atualidade da Teoria do Conceito vem ao encontro do questionamento de Smithiv (2004), ao contestar a afirmação de que o objeto ontologia é constituído de conceitos - hipótese que teria as suas raízes na Representação de Conhecimento, enquanto disciplina. Segundo ele, é raro o termo "conceito” ser definido de modo preciso, comprometendo o seu papel dentro das ontologias. Os conceitos estariam igualmente sujeitos a uma variedade de interpretações – parte-se dos conceitos como produtos da cognição humana.

Nos últimos anos, uma abordagem que tem recebido atenção é a utilização de ontologias na organização do conteúdo das fontes de dados. Uma ontologia é criada por especialistas e define as regras que regulam a combinação entre termos e relações em um domínio do conhecimento. Os usuários formulam consultas usando conceitos definidos pela ontologia. O que se busca, em última instância, são melhorias nos processos de recuperação da informação.

O termo original é da palavra aristotélica “categoria”, que pode ser usada para classificar alguma coisa. Aristóteles apresenta categorias que servem de base para classificar qualquer entidade e introduz ainda o termo “differentia” para propriedades que distinguem diferentes espécies do mesmo gênero. A conhecida técnica de herança é o processo de mesclar differentias definindo categorias por gênero.

Ontologia é um “catálogo de tipos de coisas” em que se supõe existir um domínio, na perspectiva de uma pessoa que usa uma determinada linguagem.

Neste caso, uma ontologia é definida como uma especificação formal e explícita de uma conceitualização compartilhada, onde especificação formal quer dizer algo que é legível para os computadores, explícita são os conceitos, propriedades, relações, funções, restrições e axiomas explicitamente definidos com conceitualização representa um modelo abstrato de algum fenômeno do mundo real e compartilhada significa conhecimento consensual.

Ontologias podem ser utilizadas em várias áreas da Ciência da Computação, dentre elas:

• Recuperação de informações na internet;

• Processamento de linguagem natural;

• Gestão do conhecimento;

• Web semântica;

• Educação.

Além de serem utilizadas em diversas áreas, o uso de ontologias traz diversas vantagens, De acordo com Guizzardi [25], os principais benefícios relacionados à utilização de ontologias

são:

• Comunicacão;

• Formalização;

• Representação de conhecimento e reutilização.

Já em sua classificação quanto ao conteúdo, as ontologias podem ser terminológicas,quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com