PITÁGORAS DE SAMOS HISTÓRIA, ESCOLA E TEOREMA
Por: ray.borba • 27/6/2019 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
PITÁGORAS DE SAMOS
HISTÓRIA, ESCOLA E TEOREMA
CAMARGO,Rayana de Borba
RESUMO:
Filho de comerciante viajou para diversos lugares a fim de obter conhecimento dos números para assim poder estudá-los e então os compreender. Ao voltar para casa em Samos Pitágoras é exilado e então inaugura a escola Pitagórica aonde obtém muitos seguidores e conhecimentos musicais, filosóficos e matemáticos ate sua morte.
Palavra chave: Pitágoras, escola Pitagórica, conhecimentos.
INTRODUÇÃO:
Pitágoras nascido em Samos clássico filósofo e matemático muito importante para o desenvolvimento de tais áreas de conhecimento, não nos deixa nenhum livro ou escritura de sua autoria mais deixou várias descobertas e conhecimentos que adquiriu durante suas viagens e na troca de idéias obtidas em sua escola.
METODOLOGIA: Pesquisa bibliográfica, sobre Pitágoras.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pitágoras nasceu aproximadamente em 570 a.C. em Samos ilha situada no mar hebreu não tendo escrito nada sobre suas descobertas há muitas duvidas de seus feitos tendo ate mesmo quem não acredite em sua existência o mais próximo ate então que chegamos da sua história é que seu pai era um comerciante rico da ilha de Samos e logo na sua juventude já tinha uma visão muito avançada aos 18 anos já creditava que a terra era esférica e suspensa no espaço, ele recebeu conhecimentos de um dos seguidores de Tales de Mileto e após um tempo pelo próprio Tales isso já em Mileto sendo ele quem incentivou Pitágoras a viajar para o Egito, Babilônia e Caldeia, pois para eles os números mostravam resultados ao resolverem cálculos dos mais complexos os seus variados objetivos eram encontrados, deixando então de lado o porquê de tal resultado sendo assim Pitágoras viaja para poder entender os números não só apenas os utilizar. Tendo também influencia matemática e filosófica de Anaximandro, Anaxímenes e Epimênides.
Já no Egito observando as pirâmides ele desenvolveu o teorema de Pitágoras que foi desenvolvido para achar um dos lados do triangulo retângulo (triangulo que tem o ângulo reto) sua teoria é “A área do quadrado formado sobre a hipotenusa é igual à soma das áreas dos quadrados formados sobre os catetos” sendo assim a²=b²+c².
[pic 1]
Figura: 1
Aplicando esse teorema pode encontrar:
A diagonal de um quadrado:[pic 2][pic 3]
Altura do triangulo eqüilátero: [pic 4][pic 5]
Assim como o seno, cosseno e tangente, tudo o que na forma podemos encontrar um triangulo retângulo.
Em 532 a.C. volta para Samos que com o passar do tempo adquiriu um governo rígido que não era a favor de escolas, sendo impulsionado a ir para uma caverna ele contrata um menino para poder o ensina, que após um tempo não quer mais receber e começa a segui-lo. Por conta disso em 530 a.C. foi exilado em Crotona localizada no sul da Itália aonde foi muito bem recebido e conhece Milo homem que tinha como paixão a matemática e a filosofia que então doa a sua casa para Pitágoras poder monta sua escola que tinha em torno de 600 membros sendo eles filhos das melhores famílias da cidade, porém a irmandade aceitava qualquer pessoa até mesmo mulheres que aquela época não podiam estudar, tendo até mesmo uma lenda que ele se casou com uma de suas alunas.
Essa escola era conhecida como escola Pitagórica lá ele ensinava aritmética, geometria, música e astronomia matérias das artes liberais que eram necessárias para que uma pessoa fosse considerada com uma boa educação. Também aprendiam sobre religião e moral, acreditavam em reencarnação na imortalidade da alma, eram proibidos de comer carne e beber vinho Pitágoras era contra a matar animais então a alimentação era apenas feijão e lentilha, doavam seus bens todos para a escola, tinham que ter total lealdade aos membros não podiam contar as descobertas feitas a li caso descumprimento da regra a pena era de morte.
...