PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAIS QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO
Por: DiegoPestana • 18/8/2019 • Trabalho acadêmico • 483 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DIEGO PESTANA PEREIRA
PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAIS QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO
São Luís
2019
DIEGO PESTANA PEREIRA
PRINCIPAIS LEGADOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E CULTURAIS QUE A FILOSOFIA NOS DEIXOU EM CADA PERÍODO HISTÓRICO
Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade CEUMA para obtenção de nota referente a primeira atividade discursiva da disciplina de Filosofia e Ética.
Orientador(a): Samuel Duarte Kzam
São Luis
2019
INTRODUÇÃO
A filosofia é considerada mãe de todas as matérias e foi dividida em vários períodos conhecidos como Pré-Socrático, Socrático, Sistemático e Helenístico. Na qual deixou vários legados que são debatidos até os dias atuais que vão desde a origem do universo até o modo de se comportar e questionar-se sobre nossos atos.
DESENVOLVIMENTO
Ela surge na Grécia Antiga por volta do século VI a.C., da qual ficou conhecido como período pré-socrático. Esta é considerada a primeira corrente de pensamento em que o homem começa a se preocupar com o universo e com os fenômenos da natureza, buscando explicações por meio da razão e do conhecimento científico.
Em seguida temos o período socrático também conhecido como Período Antropológico. Ocorreu entre o final do século V a.C. e final do século IV, onde os filósofos buscavam explicar as grandes questões humanas, principalmente relacionadas à política e à ética e aos conhecimentos científicos e técnicos onde podemos citar alguns filósofos como Sócrates e Platão.
Período Sistemático que buscava a sistematização dos conhecimentos relacionados Antropologia e Cosmologia. Os filósofos deste período valorizaram as ciências e os critérios da verdade. A lógica é considerada por Aristóteles como centro do pensamento filosófico.
E o Período Helenistico que tinha como principal característica refletir sobre a ética, as relações entre os homens e destes com Deus, relações do homem com a natureza e várias questões relacionadas ao conhecimento humano. Houve grande influência dos valores e das questões relacionadas ao Cristianismo, principalmente entre os séculos III e VI. Ocorreu também significativa influência da filosofia oriental.
CONCLUSÃO
Hoje em dia é difícil não se deparar com tais pensamentos que há muito tempo vem sendo debatidos na sociedade, filosofar é questionar-se, ter dúvidas, buscar respostas e certezas em tudo aquilo que fazemos e contribui de forma benéfica no dia a dia do cidadão que sempre está em busca de entender a vida em si.
...